APCADEC - Março 2013

Mensagem da Direcção

Caros associados,

É com agrado que vos enviamos mais uma newsletter da APCADEC!
Num contexto de dificuldades económicas para famílias e empresas em Portugal e com a acesso ao crédito mais dificultado (pelas condições mais restritivas e pelos preços praticados) é dada uma importância crescente ao controlo de custos e, consequentemente, à função Compras.
Além de ser uma altura de maior pressão, é também uma oportunidade de maior visibilidade e de consolidação da importância do trabalho desenvolvido.
Por outro lado, é nestes contextos de incerteza e de instabilidade económica que importa apostar em relações de parceria com os nossos fornecedores, encontrando formas de garantir uma cadeia de abastecimento sólida a preços competitivos e assentes em relações éticas.
Conscientes destas dificuldades, a Direcção da APCADEC tem estado apostada em desenvolver projectos na área da formação e certificação de profissionais e também de empresas e, em relação aos quais, vos daremos mais detalhes em breve.
Continuamos, também, a apostar em entregar valor para os nossos associados, como será possível aferir com mais um evento organizado pela APCADEC, desta vez, e pela primeira vez nos últimos anos, no Porto.
Desenvolvemos estas informações em anexo, assim como vos apresentamos um artigo sobre compras internacionais.

Boa leitura!
A Direcção da APCADEC

Sócios

Gostaríamos de dar as boas-vindas a dois novos associados da APCADEC:

  • Armando Caeiro da Cunha 
  • ...

Partilha de Conhecimento

Artigo de Hélder Morais | APCADEC
Desafios no contexto de Internacionalização

Na procura de bens e serviços para as nossas organizações muitos de nós frequentemente somos conduzidos a estabelecer relacionamento comercial com fornecedores de origens como a Ásia, Médio Oriente, África ou outros mercados.
Colaborar com o exterior tornou-se quotidiano e frequente, sejam matérias primas, componentes críticos ou artigos para uso diverso ou para comercialização, estes processos de aquisição são possíveis com o apoio de vários departamentos internos em coordenação com a área de Compras e entidades externas que nas várias origens asseguram serviços como: inspeções, auditorias, testes e ensaios, disponibilização de indicadores de risco ou relatórios de actividade, com as entidades bancárias que agilizam os pagamentos e com os operadores logísticos que asseguram o transporte, com os despachantes e entidades aduaneiras, entre outros.

Se o movimento de importação tem crescido e desenvolvido ao longo dos últimos anos, tema que foi debatido em 2009 no Jantar Conferência - Compras em Mercados Internacionais promovido pela APCADEC, muitas organizações enfrentam hoje um desafio adicional, ao expandirem-se para novos mercados e ao estabelecerem-se noutro país, não só muitos dos fornecedores estão localizados num fuso horário distinto, também parte da equipa e muitas das vezes são integrados elementos dos países onde a empresa está a actuar.
Ao avançar para um novo mercado seja por crescimento orgânico com a criação de uma estrutura própria de raíz ou por aquisição de outra empresa levantam-se diversas questões:

  • Como tirar partido e como explorar as sinergias da rede de fornecedores já existente com os fornecedores presentes no país onde a empresa  pretende implementar-se?
  • Quais as competências da equipa que assegurá as actividades de Aprovisionamento?
  • Quais os riscos e que estratégias de mitigação implementar?

Veja o artigo completo na área de sócios: www.apcadec.org.pt/socios.php


Emerging market hubs take more control
February 2013

Global companies will develop their sourcing hubs in emerging economies from providing simple tactical purchasing to greater strategic value to the overall organisation.

According to the Strategic Sourcing and Procurement Outlook 2013, published last month by GEP, companies with operations in countries such as China and India will be investing in staff and expertise in the local areas to provide more strategic value. The report, which proposed eight trends for strategic sourcing in 2013, said purchasing hubs would start to have more control over how they carry out their purchasing, with corporate headquarters loosening their grip.

The report said: “Leading companies are realising the importance of bespoke sourcing strategies for these regions and investing in building these capabilities. Most companies in these regions will need to build category expertise, either internally or through an outsourced partner.”

GEP also predicted buyers will look to gather broader data sets to enable them to track and measure performance in more areas than just cost. It suggests purchasers will look to get real-time visibility on compliance levels, supplier performance, risk scores and operational metrics. On a similar theme, it predicted buyers would increase adoption of cloud computing, to get easy and instant access to the data their company holds, enabling greater sharing acrossorganisations.

The other predictions included that purchasing professionals would look to re-evaluate their China portfolio, with more attention being given to countries like Mexico and Brazil and also an increase in onshoring. Supplier innovation would also increase in importance, with buyers expecting a quote on price and ideas for innovation when assessing bidders, and that the focus on risk management would continue to increase.

Ler mais em http://ezine.ifpsm.org/q/1NaOp9kHwyIu2B/wv

Formação

Curso de “Gestão de Compras” – Lisboa / 14ª Edição
Data: 11 Março 2011

Com o objectivo de continuar a proporcionar aos profissionais de compras a participação em eventos de relevância para a sua actividade, a APCADEC estabeleceu uma parceria com a Porto Business School para a 14ª edição do curso de formação para Executivos especializado em Compras, coordenado pelo Eng. Eduardo Santos, Professor da PBS especialista nesta temática.

Este curso ocorrerá em Lisboa e tem início a 11 de Março, podendo os associados da APCADEC beneficiar de um desconto de 10% nos fees de inscrição. Os associados da APCADEC deverão, no momento da inscrição, indicar o seu número de sócio.



 

APCADEC – Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
Morada: Alameda das Linhas de Torres, 201 - 3 Dto. • 1750-143 Lisboa – Portugal
E-mail: mail@apcadec.org.pt | Website: www.apcadec.org.pt

 

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