APCADEC - Março 2013

Mensagem da Direcção

Caros associados,

É com agrado que vos enviamos mais uma newsletter da APCADEC!

Num contexto de dificuldades económicas para famílias e empresas em Portugal e com a acesso ao crédito mais dificultado (pelas condições mais restritivas e pelos preços praticados) é dada uma importância crescente ao controlo de custos e, consequentemente, à função Compras. Além de ser uma altura de maior pressão, é também uma oportunidade de maior visibilidade e de consolidação da importância do trabalho desenvolvido.

Por outro lado, é nestes contextos de incerteza e de instabilidade económica que importa apostar em relações de parceria com os nossos fornecedores, encontrando formas de garantir uma cadeia de abastecimento sólida a preços competitivos e assentes em relações éticas.

Conscientes destas dificuldades, a Direcção da APCADEC tem estado apostada em desenvolver projectos na área da formação e certificação de profissionais e também de empresas e, em relação aos quais, vos daremos mais detalhes em breve.

Continuamos, também, a apostar em entregar valor para os nossos associados, como será possível aferir com mais um evento organizado pela APCADEC, desta vez, e pela primeira vez nos últimos anos, no Porto.

Desenvolvemos estas informações nesta newsletter, assim como vos apresentamos um artigo sobre compras internacionais.

Boa leitura!
A Direcção da APCADEC

Sócios

Gostaríamos de dar as boas-vindas aos novos associados da APCADEC:

  • Armando Caeiro da Cunha
  • José António Torres de Sousa
  • Media Capital

Assembleia Geral da APCADEC

Nos termos da Lei e do Artigo décimo sexto dos estatutos, convoco todos os associados da APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento para a reunião da Assembleia Geral Ordinária, que terá lugar no próximo dia 25 de Março de 2013, pelas 18h00, funcionando em primeira convocação, devendo contar, de acordo com o artigo décimo oitavo dos estatutos, com, pelo menos, metade dos seus associados. Não os havendo, a Assembleia Geral reunir-se-á em segunda convocação meia hora depois, com qualquer número presente de associados, podendo, assim, deliberar. A reunião decorrerá numa das salas do auditório do Metropolitano de Lisboa, na estação Alto dos Moinhos sita à Rua João de Freitas Branco, sob o viaduto da Av. Lusíada em Lisboa, sendo a entrada realizada pelo átrio da estação de metro de Alto dos Moinhos.

A ordem de trabalhos será:

  1. Apresentação, discussão e deliberação sobre o Relatório de Actividades e Contas e respectivo parecer do Conselho Fiscal relativos ao ano de 2012.
  2. Apresentação, discussão e deliberação da proposta da Direcção de alteração de estatutos.
  3. Apresentação novos projectos em desenvolvimento pela Associação.
  4. Aprovação de substituição de membro da Direcção e cooptação de novo membro.
  5. Outros assuntos de interesse.

Serão publicados atempadamente no site da APCADEC os documentos relevantes para a Assembleia Geral: Relatório e Contas de 2012 e Proposta de Alteração de Estatutos.

Evento APCADEC

A APCADEC, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, vai realizar um evento no dia 27 de Maio na cidade do Porto (Biblioteca Nacional do Porto), das 14h30 às 18h00. O tema é "A redução de custos e a sustentabilidade nas compras - melhoria de eficiência das organizações".

14h30 - 15h00 Registo dos participantes
Entrega de documentação
15h00 - 15h15 Abertura da Conferência
Presidente da APCADEC
15h15 - 16h15 Painel 1 - A redução de custos como driver de eficiência
Oradores (ainda a confirmar):
Representante da Câmara do Porto
Grupo Amorim
Orador a designar
16h15 - 16h45 Coffee break
16h45 - 17h45 Painel 2 - A sustentabilidade e a redução de custos
Oradores (ainda a confirmar):
PSA
Paula Trindade (INETI)
Sonae
17h45 - 18h00 Encerramento da Conferência
Sua Excelência o Sr. Presidente da Câmara do Porto

Em breve daremos mais detalhes e confirmação de oradores e estará no nosso site todo o programa e a possibilidade de inscrição no evento, gratuitamente.

Prémio APCADEC/Universidades - Procurement e Supply Chain

Anunciamos que estão abertas as candidaturas para mais um Prémio APCADEC/UNIVERSIDADES na área de Procurement e Supply Management.

Esta iniciativa tem como objectivo ajudar a promover e a estimular o desenvolvimento das Compras e da Supply Chain em Portugal e é dirigido dirigido aos alunos de Mestrado, que tenham apresentado os seus trabalhos nos últimos 3 anos (2010, 2011, 2012 e até 31-08-2013), em áreas relacionadas com as Compras e a Supply Chain e que, pela qualidade inerente à pesquisa e à organização científica dos trabalhos apresentados, demonstrem um contributo para a promoção do conhecimento, progresso da temática e estímulo na procura de modelos de competitividade.

O regulamento do prémio poderá ser consultado no site da APCADEC.

Partilha de Conhecimento

Compras num contexto de Internacionalização
Helder Morais

Muitas organizações enfrentam um desafio ao expandirem-se para novos mercados. Não só muitos dos fornecedores estão localizados num fuso horário com várias horas de diferença, também parte da equipa está num contexto físico distinto onde as especificidades, contexto e variáveis de decisão que suportam os processos requerem especial atenção.

Ao avançar para um novo mercado com a implementação de uma estrutura de negócio, muitas das vezes revela-se necessária a criação de uma área de Compras dedicada, normalmente com o objectivo principal de suportar as restantes áreas como a Produção, Comercial e restante estrutura, garantindo que os bens e serviços necessários são disponibilizados de acordo as especificações, timmings definidos, nas melhores condições e com fornecedores/fontes de fornecimento que reúnam os requisitos necessários. Antes de avançar com a implementação de uma estrutura de Compras noutro país levantam-se diversas questões:

  • Quais os bens e serviços que serão necessários e onde os adquirir?
  • Que as alterações serão necessárias introduzir no planeamento e nas especificações habituais?
  • Que fornecedores e soluções haverá no novo mercado? Quais os fornecedores do país origem que já se internacionalizaram ou que poderão também internacionalizar-se para o novo mercado?
  • Como tirar partido e como explorar as sinergias da base de fornecedores já existente com os fornecedores presentes no país onde pretende a empresa implementar-se?
  • Quais as competências, tarefas e dimensão da equipa que assegurará as atividades de Aprovisionamento e Procurement?
  • Quais os riscos e que estratégias de mitigação implementar?
  • Que alterações efetuar nos processos, ferramentas de suporte como os ERP, nos procedimentos, nos indicadores, minutas de contrato, nos mecanismos de controle habitualmente utilizados, etc?

Veja o artigo completo na área de sócios: www.apcadec.org.pt/socios.php


Emerging market hubs take more control
February 2013

Global companies will develop their sourcing hubs in emerging economies from providing simple tactical purchasing to greater strategic value to the overall organisation.

According to the Strategic Sourcing and Procurement Outlook 2013, published last month by GEP, companies with operations in countries such as China and India will be investing in staff and expertise in the local areas to provide more strategic value. The report, which proposed eight trends for strategic sourcing in 2013, said purchasing hubs would start to have more control over how they carry out their purchasing, with corporate headquarters loosening their grip.

The report said: “Leading companies are realising the importance of bespoke sourcing strategies for these regions and investing in building these capabilities. Most companies in these regions will need to build category expertise, either internally or through an outsourced partner.”

GEP also predicted buyers will look to gather broader data sets to enable them to track and measure performance in more areas than just cost. It suggests purchasers will look to get real-time visibility on compliance levels, supplier performance, risk scores and operational metrics. On a similar theme, it predicted buyers would increase adoption of cloud computing, to get easy and instant access to the data their company holds, enabling greater sharing across organisations.

The other predictions included that purchasing professionals would look to re-evaluate their China portfolio, with more attention being given to countries like Mexico and Brazil and also an increase in onshoring. Supplier innovation would also increase in importance, with buyers expecting a quote on price and ideas for innovation when assessing bidders, and that the focus on risk management would continue to increase.

Leia mais em: http://ezine.ifpsm.org/q/1NaOp9kHwyIu2B/wv

Formação

Curso de “Gestão de Compras”
Lisboa / 14ª Edição (Porto Business School)
Data: 11 de Março

Com o objectivo de continuar a proporcionar aos profissionais de compras a participação em eventos de relevância para a sua actividade, a APCADEC estabeleceu uma parceria com a Porto Business School para a 14ª edição do curso de formação para Executivos especializado em Compras, coordenado pelo Eng. Eduardo Santos, Professor da PBS especialista nesta temática.
Este curso ocorrerá em Lisboa e tem início a 11 de Março, podendo os associados da APCADEC beneficiar de um desconto de 10% nos fees de inscrição.
Os associados da APCADEC deverão, no momento da inscrição, indicar o seu número de sócio.


Cursos Universidade de Aveiro

Dando continuidade à parceria que temos estabelecida com a Universidade de Aveiro há alguns anos, anunciamos igualmente a realização de 3 cursos para profissionais de compras:

Os associados da APCADEC têm um desconto de 10% sobre o preço dos cursos.



 

APCADEC – Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
Morada: Alameda das Linhas de Torres, 201 - 3 Dto. • 1750-143 Lisboa – Portugal
E-mail: mail@apcadec.org.pt | Website: www.apcadec.org.pt

 

Se não pretende receber esta newsletter clique aqui.