Notícias APCADEC - Dezembro 2008



Comunicado da Direcção


A Direcção da APCADEC constatou que, relativamente ao evento “1º Encontro Nacional de Compras Públicas”, organizado pela Construlink/Logica CMG, foi negada a possibilidade de inscrição a todos os seus associados que não pertencessem à Administração Pública, o que foi totalmente contrário à informação veiculada através da newsletter da Associação.

Perante esta ocorrência, que lamentamos profundamente, gostaríamos de esclarecer que a proposta que foi feita à APCADEC pela organização deste evento, passava pela respectiva divulgação aos nossos associados, permitindo o livre acesso a todos os que o pretendessem, uma vez que o evento era gratuito, sem qualquer tipo de restrição. Infelizmente, apenas no dia do evento, percebemos que estavam a ser recusadas as inscrições aos nossos associados que não pertencessem à Administração Pública, sem que a APCADEC pudesse intervir para remediar esta situação.

Resta-nos, por este motivo, endereçar um pedido de desculpas aos nossos associados por este facto. As nossas parcerias com os organizadores dos eventos que patrocinamos passam por um acordo de princípio e esta experiência levará a que, em futuros eventos, tenhamos que ter mais cuidado em detalhar todos os possíveis cenários de inscrição dos nossos associados e na relação com os nossos parceiros.

Não obstante este percalço, a Direcção da APCADEC continua a fazer todos os esforços para proporcionar a todos os seus associados o networking e a partilha de experiências e de conhecimentos necessários à sua actividade diária na área de Compras e Supply Management.

Este nosso esforço tem passado pelo apoio a eventos nacionais (como é o caso da recente conferência da Leadeship Business Consulting, subordinada ao tema “As compras como fonte de Inovação e Valorização”) e internacionais (Procurecon 2008), através da sua divulgação da negociação de condições especiais de acesso para todos os associados.

Por esse motivo, divulgamos nesta newsletter mais um evento que organizamos, pelo segundo ano consecutivo, em conjunto com a Universidade de Aveiro: 2º Workshop de Gestão Estratégica de Compras. Disponibilizamos nesta newsletter o programa do workshop e o modo de inscrição, uma vez que este evento, apesar de gratuito, tem um número limitado de lugares disponíveis.

Esperamos que estes eventos continuem a ir ao encontro das expectativas dos nossos associados. Porque a APCADEC é feita por e para todos nós, incentivamos a que possam fazer as vossas sugestões para o nosso endereço de email.

A Direcção da APCADEC



2º Workshop Gestão Estratégica de Compras – Universidade de Aveiro


Realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, o 2º Workshop de Gestão Estratégica de Compras. A participação neste evento é gratuita, mas, na medida em que o número de lugares disponíveis é limitado, será necessária uma inscrição prévia. Esta inscrição pode ser feita através do seguinte endereço: eventos@apcadec.org.pt

Programa:

14:00-14:15 | Recepção dos Alunos e Convidados
14:15-14:30 | Abertura da sessão
| Representantes da UA / APCADEC
14:30-15:00 | Processo de Compras na Indústria Farmacêutica
| Engº. Alexandre Brochado - Labesfal
15:00-15:30 | O processo de Compras na Indústria Automóvel
| Engº Gonçalo Almeida - HUF PORTUGAL
15:30-16:00 | O processo de Compras na Indústria Aeronáutica
| Dr. Armando Gonçalves - OGMA
16:00-16:15 | Intervalo
16:15-16:45 | Programa de Melhoria da Qualidade dos Fornecedores
| Engª Cláudia da Silva Paiva e Dr. Eduardo Dias – Bosch)
16:45-17:15 | Modelo de Eprocurement no Grupo Banco Espírito Santo
| Dr. Samuel Lopes - BES
17:15-17:30 | Perguntas e Respostas
17:30 | Encerramento dos Trabalhos

Estudo sobre a Utilização e Desempenho de Sistemas de eProcurement


Dando continuidade a um conjunto de iniciativas que têm sido apoiadas pela APCADEC no sentido de gerar conhecimento dentro da área de Compras e Supply Management, a Associação alia-se a um estudo, que está a ser desenvolvido por um aluno de pós-doutoramento na Universidade de Wisconsin Milwaukee. Este projecto tem como objectivos, por um lado, compreender melhor os principais factores determinantes do sucesso na implementação de sistemas de eProcurement e, por outro, analisar os impactos organizacionais do comércio electrónico entre empresas.

Será disponibilizado a todos os participantes neste estudo um sumário executivo, que resuma os principais resultados obtidos.

Para participar, clique aqui: http://student.iseg.utl.pt/eps-research-survey/


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APCADEC – Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
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