IMAGEM
Newsletter APCADEC | 31-03-2021

IMAGEM
Ciclo de webinars - Procurement in the new normal
Webinar "Gestão de risco"
14 abril 2021 | 10h00 às 11h30
Evento Gratuito | + info. e inscrições em: www.apcadec.org.pt/APCADEC-webinars-2020/
 

No próximo webinar vamos debater vários ângulos da Gestão de Risco e a sua relevância no contexto de resiliência de fornecimentos, alavancando a experiência de um dos setores mais críticos neste contexto pandémico que vivemos: a Saúde.

Não deixe de refletir aqui a prática da sua empresa na gestão de risco.

PERFIS:


Moderação:
Patrícia Carvalho
Direção APCADEC
Linkedin

João Lemos
Sales Manager,
Bureau van Dijk
Linkedin

Diogo Teixeira
Credit Solutions
Manager, AON
Linkedin

Ricardo Bastos
Head of Procurement
and Supply Chain
- CUF Executive Board
Member, CUF
Linkedin

AGENDA:

10h00 | Abertura do evento
10h10 | Como proteger a reputação da sua empresa num mundo cada vez mais complexo
João Lemos | Sales Manager, Bureau van Dijk
10h40 | Risco Político: Outlook 2021
Diogo Teixeira | Credit Solutions Manager, AON
11h00 | A criticidade da gestão de risco na Saúde
Ricardo Bastos | Head of Procurement and Supply Chain - CUF Executive Board Member, CUF
11h30 | Encerramento

Evento Gratuito | É já dia 14 de abril, faça aqui a sua inscrição!

IMAGEM EIPM 24th Annual Conference 2021:
Toward Fifth Generation Purchasing
 

A EIPM organizou a 24ª edição da sua conferência anual, nos dias 17 e 18 de março, este ano online. Durante a conferência, que contou com mais de 700 participantes de todo o mundo, foram discutidas muitas temáticas atuais para o Procurement.

» VEJA OU REVEJA A CONFERÊNCIA: DIA 1 | DIA 2

Todos os tópicos da conferência são cobertos nos programas de Certificação online e pelos Cursos Abertos da EIPM. Os sócios APCADEC beneficiam de 10% de desconto. Veja o catalogo aqui!



IMAGEM Março: Mês da Mulher
A importância das mulheres nas negociações em compras e vendas
 

O Mercado Eletrônico celebrou o mês internacional da mulher com uma discussão enriquecedora com duas Executivas sobre a construção de um futuro mais diverso e inclusivo para o B2B.

» VEJA OU REVEJA O EVENTO AQUI!



IMAGEM Ponto de Vista
Isabel Santos
Membro da Direção APCADEC
 

Como vê o Procurement nas Organizações?

Para obter resultados efetivos e de médio prazo, o Procurement tem de ser visto como uma área estratégica nas Organizações. Para que tal aconteça é fundamental que esteja próximo do negócio e tenha capacidade para compreender os vários Stakeholders – clientes internos, fornecedores, reguladores. Objetivo final: encontrar soluções win-win.


Isabel Santos
Membro da Direção APCADEC
Linkedin

O Procurement tem que ser visto pela Organização como um Parceiro, que conhece o mercado (fornecedores, especificidades e alternativas) e que em articulação com os vários Stakeholders define a melhor estratégia de abordagem ao mercado. Só um trabalho de equipa permitirá potenciar os resultados dos processos negociais, que se traduzirão em resultados visíveis na conta de exploração das empresas e na eficácia das soluções adotadas. Estudos revelam que a performance das Organizações é superior face à do seus peers, quando o responsável pelo Procurement é um quadro de 1ª. linha, em tudo semelhante a um responsável de Vendas ou de I&D.

A visão do Procurement enquanto área que "dá um apertãozinho final nos fornecedores" tem os dias contados. Esta abordagem pelo preço não se traduz em verdadeiro valor para as empresas, pois na maioria dos casos, os fornecedores conhecendo a técnica, inflacionam o preço inicial para depois poder descontar o "apertão".

Como podemos evoluir da visão "apertão" para uma visão estratégica?

Para as Organizações assumirem que o Procurement é um parceiro estratégico, é fundamental:

(ii) Conhecimento do mercado;
(iii) Capacidade de diálogo com os clientes internos;
(iv) Equipa com skills adequados;
(v) Ferramentas de suporte ao processo, assentes em dados fiáveis e que incorporem as novas tecnologias (tais como RPA - automação de processos de robótica; IA - Inteligência Artificial, entre outros).

"Empowerment da Gestão de Topo", pode concretizar um pouco melhor?

Obviamente que este empowerment tem que estar visível para toda a Organização e nesse sentido o Procurement deverá ser uma estrutura de 1ª. linha. No entanto isso não basta pois este empowerment só se tornará efetivo se o Procurement conseguir conquistar os clientes internos, mostrando-lhes em cada processo negocial que conhece o mercado, que encontra soluções para os problemas e que atinge resultados, mantendo, e muitas vezes reforçando a qualidade do produto/serviço a adquirir. Sem este trabalho de relação que tem que ser feito em contínuo por todos os elementos da equipa de Procurement, sem exceção, o empowerment não será sólido e acima de tudo não gerará os resultados que maximizam o valor económico para a Organização.

Para estarmos neste nível é fundamental ter equipas com os skills adequados e para isso há que formá-las em permanência. Pensarmos que as equipas de Procurement não necessitam de formação porque "até estão a gerar resultados", é também uma visão do passado. Considero a formação como um pilar fundamental para a aquisição de conhecimento/skills das equipas de Procurement. Esta também é a visão da Direção da APCADEC e nesse sentido temos vindo a desenvolver trabalho nessa área, quer através da realização de um conjunto de ações de formação (webinars) quer do estabelecimento de parcerias com as melhores escolas de negócios quer a nível nacional quer internacional, e estamos a trabalhar para a breve trecho trazermos novidades sobre esta matéria.

Quando se fala cada vez mais em soluções sustentáveis, qual o impacto na área de Procurement deste novo paradigma?

Cada vez mais os consumidores exigem que as Organizações assumam estratégias de responsabilidade social e de sustentabilidade eficazes e nesse sentido, o Procurement, enquanto parceiro de negócio, tem que estar preparado para dar resposta a mais este desafio. Desafio, que está a ser levado a sério por muitas empresas em Portugal. Para mostrar o que já se faz e o que se poderá fazer vamos promover em maio um webinar onde iremos discutir o papel das compras na economia sustentável, reservem na vossa agenda – 6 de maio.




Trabalhamos para si, contamos consigo!
A Direcção da APCADEC


IMAGEM Conheça as vantagens
de ser associado!
  IMAGEM Siga-nos no
Linkedin!
  IMAGEM Qualquer dúvida,
entre em contacto connosco:
mail@apcadec.org.pt

Se não consegue visualizar corretamente os conteúdos deste email, consulte a versão web em:
http://www.apcadec.org.pt/news/newsletter-2021-03-31.html


IMAGEM


APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento | fundada em 1964
website: www.apcadec.org.pt | linkedin: www.linkedin.com/company/apcadecprocurement


Recebeu este e-mail porque está registado na lista da «NEWSLETTER» da APCADEC. Se não pretende receber a «NEWSLETTER» da APCADEC aceda ao endereço http://www.apcadec.org.pt/newsletter-cancelar.php, para cancelar a sua inscrição.

Esta mensagem foi enviada automaticamente. O endereço de envio (news@apcadec.org.pt) serve apenas para transmitir mensagens automáticas. Se necessitar de algum esclarecimento, contacte-nos através do email: socios@acadec.org.pt ou mail@apcadec.org.pt.





GRUPO 8 AON BUREAU VAN DIJK LEASEPLAN MERCADO ELECTRÔNICO SAP ARRIBA SOFTINSA VORTAL CILNET CMS RUI PENA & ARNAUT INFORMA D&B LAX CONSULTORES IFPSM - International Federation of Purchasing and Supply Management