HOMEPAGE
See the English Version
IMAGEM Estratégias de capacitação dos profissionais de Procurement
Filipe Forte
Associate Manager
Michael Page

As funções ligadas às áreas de Procurement estão num ponto de viragem, que normalmente é uma altura de turbulência para o mercado.

Estamos a verificar que as empresas procuram perfis cada vez mais especializados nestas áreas, com senioridade, focados na estratégia e no desenvolvimento de negócio. Mas, devido à falta de aposta na formação deste tipo de profissionais no passado, ainda não se verifica uma abundância destes perfis.

Sentimos, igualmente, que existem diversos profissionais juniores com vontade de abraçar esta área, mas o mercado ainda se encontra focado em procurar funções séniores para fazer face à mudança estratégica que existe nesta altura, o que faz com que exista um Gap entre a oferta e a procura do mercado.

Deste modo deixamos alguns conselhos para os profissionais se conseguirem adaptar e alinharem-se com as novas tendências do mercado:

Nada melhor que iniciar o seu percurso profissional em empresas focadas neste sector, desde a indústria automóvel e alimentar, a empresas de retalho ou traders.

1º - Sector do e-Commerce:
O mercado digital irá quadruplicar o seu volume de negócio nos próximos 4 anos, com diversos estudos a apontar para um crescimento de 26 biliões de Dólares em 2018, para os 120 biliões em 2023, o que demonstra a forte aposta que será feita no desenvolvimento deste sector. Este crescimento tem impacto directo em toda a cadeia de abastecimento, desde o procurement aos transportes, existindo uma procura das empresas em contratar profissionais com conhecimentos neste sector.

2º - Organizações do sector industrial e Retalho:
Nada melhor que iniciar o seu percurso profissional em empresas focadas neste sector, desde a indústria automóvel e alimentar, a empresas de retalho ou traders, são uma óptima “escola” para o crescimento rápido e sustentado dos profissionais, pois apostam tipicamente na inovação, na constante adaptabilidade ao mercado e no crescimento dos seus profissionais. Como é lógico existem sempre excepções a esta regra em empresas mais pequenas ou sem grande perspectiva de crescimento, mas tipicamente estes sectores estão focados na rentabilidade e na optimização de custos e constantemente em busca de profissionais.

3º - Funções mais requisitadas no mercado:
Funções como: Chief Procurement Officer; Head of Purchasing; Head of Procurement; Project Buyer; Buyer; Commodity Specialist, Senior Buyer, Technical Buyer, Procurement Buyer, entre outras, são cada vez mais requisitadas pelos nossos clientes, pois estão cada vez mais focados na qualidade dos fornecedores, na procura de alternativas sustentáveis, na rentabilidade e na optimização de custos.

Esta é uma área em franco crescimento, onde existe uma forte aposta das empresas, pelo que aconselho aos profissionais de procurement a continuarem a apostar nestas funções, que estarão cada vez mais próximas dos poderes de decisão e cada vez mais importantes dentro das organizações.



« Voltar

TOPO
© APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento | fundada em 1964