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IMAGEM Entrevista:
À conversa com Carlos Lourenço
Presidente da APCADEC

Quem é o Carlos Lourenço? O que é que o distingue e qual o seu percurso profissional?

CL: Um percurso profissional de quase 30 anos em empresas como a Marconi, o grupo Vodafone, o grupo Sonae e mais recentemente a NOS, com experiências muito diversificadas desde as engenharias e operações às áreas de marketing e comercial, passando pelo desenvolvimento de produtos e também ao nível do procurement como responsável de compras.

Para conhecerem um pouco a função de Presidente da APCADEC, em que consiste, resumidamente, este cargo?

CL: Sobretudo ajudar a equipa da Direção da APCADEC no sentido de se promover a missão e as boas práticas da função de compras, elevando-a no panorama nacional e internacional, procurando também organizar e executar um conjunto de iniciativas ao longo do ano em vários pontos do país que passam por eventos nacionais em Lisboa e no Porto e por sessões de formação e esclarecimento em conjunto com algumas associações empresariais e sectoriais.

Tentamos ajudar as empresas e os profissionais de compras a elevar e dignificar a função, dando-lhes mais instrumentos e guias orientadores

Quais os desafios que esperam para a APCADEC neste mandato de 19/20?

CL: O atual mandato termina no próximo ano e até ao momento os objetivos que a atual Direção se proponha alcançar têm sido cumpridos, mormente uma organização profissionalizada e a estabilização financeira da associação, a realização de um conjunto de iniciativas com um alcance e impacto crescente na comunidade, uma maior visibilidade e representação internacional, e a consolidação de uma rede de parcerias muito interessantes quer a nível nacional quer internacional com outras associações.

O que espera que mude nas empresas e na vida dos profissionais de Compras e Procurement as as apostas da APCADEC?

CL: Tentamos ajudar as empresas e os profissionais de compras a elevar e dignificar a função, dando-lhes mais instrumentos e guias orientadores de como fazer bem, criando também mecanismos de benchmark e de reconhecimento da elevada importância e responsabilidade que as compras têm cada vez mais no panorama da competitividade e reputação das organizações.

Porque devem as empresas e indivíduos associarem à APCADEC?

CL: Estar junto da associação comporta um conjunto de vantagens que passa desde logo por terem acesso de forma antecipada e privilegiada a um conjunto de oportunidades nacionais e internacionais relativamente à participação em determinadas iniciativas e congressos, assim como o acesso a informação e banco de boas práticas, para além do natural networking profissional com os profissionais destas áreas que normalmente se associam aos nossos eventos.



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