IMAGEM
Newsletter APCADEC | 09-12-2019

IMAGEM

IMAGEM Congresso APCADEC
No passado dia 29 de Novembro tivemos
mais uma vez "casa cheia"

É um orgulho e uma gratificação para todos nós, direcção da APCADEC, que trabalhamos, pós-responsabilidades profissionais e pessoais, pro-bono, para trazer aos colegas de profissão, temas interessantes, boas práticas no mercado, conhecimentos na área, testemunhos reais e oradores convidados que com as suas experiências e vivências possam contribuir para nos fazer pensar, fazer mais, melhor, de forma mais fácil, mais ágil, mais segura... resumindo EVOLUIR.

Quando pensamos em compras, pensamos em savings, em negociação com fornecedores, em notas de encomenda (PO’s), em reclamações... mas muitos poucos de nós se lembra da Gestão de Contratos e da importância desta actividade no dia a dia do comprador.

Talvez porque poucos de nós ainda não o faça verdadeiramente. A refletir.

IMAGEM

O objectivo do tema que levámos ao Porto este ano era claro para nós: alertar o comprador para a importância de gerenciar contratos dentro das organizações. Das mais valias que uma boa gestão contratual pode trazer para o dia a dia do comprador e para a organização onde trabalha. "Informação é poder" alguém disse, e tenho de concordar em parte com essa afirmação, porque se não soubermos o que fazer com essa informação não nos servirá de grande coisa, não é verdade?

O desafio era grande. Um tema conhecido mas pouco discutido na nossa esfera, muito interessante e com grandes valias mas tínhamos apenas 4 horas para o fazer.

IMAGEM

Começámos trazer aos presentes alguns highlights da importância do tema com o Engº Ângelo Ramalho (CEO da EFACEC) a abrir o evento, seguiu-se a chamada de atenção do Philippe Armengaud (EIPM) que nos relembrou que o papel do Procurement nas organizações está a mudar e temos de nos adaptar a essa nova realidade: podemos começar por substituir "savings" por "valor acrescentado". O Procurement está nas organizações para dar suporte ao negócio, não é um centro de custo e os drivers devem ser adaptados.

De seguida ouvimos o que melhor se faz na gestão efetiva de contratos de fornecedores com o Nuno Juromito (U-NEGO) que nos falou de ferramentas tecnologicamente avançadas, inovadoras para implementarmos o CLM (Contract Lifecycle Management) nas nossas empresas. Falou de ferramentas de leitura óptica e inteligência artificial para gerir contratos. De como elas nos podem ajudar no dia a dia a prevenir, a antecipar e a evitar incumprimentos, litigâncias e poupar dinheiro... sim porque se poupa muito dinheiro cumprindo e fazendo os outros cumprir o que está estabelecido contratualmente.

IMAGEM

O João Lemos (Bureau Van Dijk) moderou a sessão de Q&A que se seguiu sobre as duas intervenções antecedentes, provocando os oradores convidados e a audiência, afinal precisamos de nos preparar para o futuro: Saber o que se faz, como se faz e quem faz, para se precisarmos agora ou amanhã, sabermos onde ir buscar. Deve ser esse o espírito e é esse o conselho que damos a quem nos pede.

A primeira parte estava terminada e o sentimento dos presentes no Coffee break viria a confirmar-se com o painel que se seguia ao intervalo de networking.

A Prática.

Sob o tema "O impacto da Gestão de Contratos no processo de Procurement – Desafios e Boas Práticas" os oradores convidados e que têm a seu cargo a Direção de Procurement na Efacec, na Siemens, na Super Bock e na The Navigator Company partilharam com todos os presentes como fazem a gestão de contratos nas suas organizações, que contratos gerem, o que acautelam com essa gestão, como estão organizados, que ferramentas usam e foram muito objetivos, muito factuais com exemplos práticos. Muito interativo o painel com a moderação do Nelson Magalhães (Vortal) que soube agarrar a atenção dos presentes no Porto, que interviram, questionaram os convidados e partilharam também eles as suas experiências.

IMAGEM

É disso que se trata: De partilha. De aprendizagem. De Melhoria. De valor. Foi isso que trouxemos mais uma vez ao norte do País.

Muito obrigada a todos os presentes e aos que queriam ter estado presente e não conseguiram, por diversas razões. O balanço foi francamente positivo pelo feedback que fomos recebendo e que temos tido, pelas sugestões de temas e de oradores que temos recebido dos que nos presentearam com a sua presença. Esperemos que tenha lá estado connosco e que tenha gostado tanto quanto nós. Até 2020!

Veja a galeria de fotos em: www.apcadec.org.pt/APCADEC-evento-29-11-2019/galeria.php


IMAGEM Artigo Revista CPONET MADRID:
Compras: La madurez es la palabra clave para 2020
Carolina da Costa Mota
Membro da Direção APCADEC
IMAGEM
Carolina da Costa Mota

El sector de Compras ha atravesado, durante los últimos años, por unos cambios profundos; sea en su posicionamiento, sea por la revolución tecnológica o simplemente, por la relevancia que el departamento ha alcanzado dentro de las organizaciones.

Para asegurar una correcta estrategia de Compras en 2020, las organizaciones deben capacitar a sus recursos internos con programas específico y con el apoyo adecuado y, si fuese necesario, reforzar su estructura con profesionales especializados y cualificados.

Las empresas empiezan a sacar rendimiento al poder de la Inteligencia Artificial – posibilitando una gestión más fácil de la carga de trabajo transaccional mediante la robótica - las empresas y también la función de Compras se beneficiarán de la mayor velocidad y crecimiento

"Detenerse es morir" y ahora, más que nunca, es el momento de consolidar todo lo que se ha venido debatiendo y adelantar la acción.

Leia o artigo completo em:
www.apcadec.org.pt/pdfs/artigo-2019-carolina-mota.pdf


IMAGEM Peter Kraljic Awards 10 years
Reconhecer as "Melhores práticas e organizações de Procurement"

Em 2019 a APCADEC lançou o desafio a todas as empresas Portuguesas para participarem na candidatura ao Prémio APCADEC 2019 by EIPM.

A revelação do vencedor nacional foi realizada no Evento Nacional APCADEC "Next Generation Procurement: tendências e impactos", no dia 26 junho de 2019 em Lisboa. A empresa vencedora, a nível nacional, foi a EFACEC e as menções honrosas foram atribuídas à ANA AEROPORTOS e a BONDALTI.

Melhores Práticas - A Evolução em 10 anos

IMAGEM Há 10 anos a EIPM lançou o 1st EIPM-Peter Kraljic Awards. A ideia era reconhecer as "Melhores práticas e organizações de Procurement". Desde então, mais de 630 empresas de mais de 50 países competiram no programa e 48 receberam um prémio.

A 10ª edição dos EIPM-Peter Kraljic Awards for Excellence será celebrada este ano no dia 12 de dezembro, de uma forma muito festiva, nas proximidades da Torre Eiffel, em Paris. Não apenas os vencedores de 2019 serão homenageados, mas também todas as organizações de compras vencedoras nos anos anteriores que demonstraram as melhores práticas entre o período de 2010 e 2019.

IMAGEM

A APCADEC não podia estar mais orgulhosa por ter facilitado e organizado a possibilidade de empresas portuguesas poderem participar e estar presente na lista dos vencedores do 2019 Peter Kraljic Awards. Vamos revelar os vencedores, esteja atento.

Consulte o website do evento:
www.eipm.org/event/eipm-peter-kraljic-awards-10th-anniversary/


IMAGEM Novidade:
Ofertas de emprego no website APCADEC!

A partir deste mês passamos a ter ofertas de emprego, disponíveis no mercado, no nosso website. Iremos disponibilizar num mesmo local, ofertas nas áreas de Procurement e Supply Chain.

Consulte as ofertas em:
www.apcadec.org.pt/bolsa-emprego.htm


IMAGEM Torne-se associado da APCADEC!
Os benefícios são inúmeros e estamos a trabalhar
cada vez mais para isso

IMAGEM

Faça a sua inscrição em: www.apcadec.org.pt/socios.php


IMAGEMReceba conteúdos exclusivos, à sua escolha, por WhatsApp e não perca nenhuma notícia da APCADEC!
Saiba mais em:
www.apcadec.org.pt
inquerito-newsletter.php

ImagemA APCADEC está presente no Linkedin, onde é possível a partilha de informação para uma rede alargada de participantes.
Adira em:
https://www.linkedin.com/
company/apcadecprocurement

ImagemQualquer dúvida, pedido de informações ou sugestões não hesite em entrar em contacto connosco: mail@apcadec.org.pt

Se não consegue visualizar corretamente os conteúdos, consulte o link em:
www.apcadec.org.pt/news/newsletter-2019-12-09.html

Votos de Festas Felizes,
Direção APCADEC

A APCADEC agradece o apoio dos seus patrocinadores e parceiros:
PATROCINADORES APCADEC



APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
www.apcadec.org.pt


DCM Group DCM Group - Parceiro APCADEC de Comunicação e Marketing

Recebeu este e-mail porque está registado na lista da «Newsletter» da APCADEC. Se não pretende receber a «Newsletter» da APCADEC aceda ao endereço www.apcadec.org.pt/newsletter-cancelar.php, para cancelar a sua inscrição.

Esta mensagem foi enviada automaticamente. O endereço de envio (news@apcadec.org.pt) serve apenas para transmitir mensagens automáticas. Se necessitar de algum esclarecimento, contacte-nos através de email: mail@apcadec.org.pt.





Grupo 8 Vortal Bureau van Dijk LeasePlan Mercado Eletrônico SAP Ariba Sinal Mais Travelstore