|
Newsletter APCADEC | 04-03-2021
|
|
Benefícios associados APCADEC
Membros APCADEC têm condições preferenciais em formação
|
|
Membros APCADEC têm condições preferenciais em formação com mais duas instituições de renome: Porto Business School e CPONet Academia.
|
|
|
|
5% de desconto sobre todas as formações da PBS
|
10% de desconto na CPONet Academia
|
10% de desconto em todas as formações ou certificações EIPM
|
Para mais informações contacte-nos por email para: socios@apcadec.org.pt. |
|
Conferência EcoVadis
Sustain 2021: Rethink Rebuild
Data: 8-9 março
|
|
This conference is a must-attend event for anyone at the intersection of sustainability and procurement, sourcing, and supply chain. Don’t miss this once per year opportunity to engage in new insights, innovative solutions and partnerships, and more ways to connect with peers and experts to inspire and drive your programs forward.
» + INFO. E INSCRIÇÕES
|
|
Formação Porto Business School: Gestão de Compras - Open Executive Program
Criar valor para a organização através da excelência na Gestão de Compras
Data: 15 março
|
|
A quem se destina: Quadros com responsabilidades na direção da área de compras e aprovisionamento, gestores de categorias / compradores especialistas, responsáveis de upstream, analistas de compras e responsáveis funcionais de logística, operações, financeiros, controlo de gestão e serviços partilhados que pretendem melhorar as suas competências nesta área, contribuindo com mais valor para as respetivas organizações.
» + INFO. E INSCRIÇÕES
|
Data: 15 março 2021
Duração: 40 horas (blended)
Idioma: Português
Local: Porto
5% de desconto para associados APCADEC
Antes de realizar a inscrição, contacte-nos por email socios@apcadec.org.pt, para obter o código de desconto.
|
|
|
Ponto de Vista
Ricardo Saldanha
Membro da Direção APCADEC
|
|
O que o levou a escolher esta profissão?
Como advogado da ex - Estradas de Portugal e agora Infraestruturas de Portugal, sempre tive muitas responsabilidades na área do Procurement, ficando cada vez mais "apaixonado" por tudo o que representa e envolve, pelo que não considero que seja uma profissão, mas antes uma vocação.
|
Ricardo Saldanha
Membro da Direção APCADEC
Linkedin
|
Quais são, na sua opinião, as tendências atuais mais relevantes no Procurement?
Diria que são três as mais relevantes, pois penso que estas, em conjunto, permitem que o Procurement tenha um papel cada vez mais importante e estratégico para as empresas (mesmo para as públicas) pois as exigências são muitas e os recursos cada vez mais escassos. Assim, penso que as tendências atuais mais relevantes assentam em: i) Adotar as novas tecnologias ao procurement (p.e. a Inteligência artificial (IA); Big Data, sourcing estratégico; automação de processos robóticos (RPA), entre outros) sendo certo que, todas dependem de dados confiáveis para serem eficazes. Assim, com estas tecnologias e as informações que daí se retiram, as equipas, podem analisar melhor o desempenho dos fornecedores, promover procedimentos/contratos com base na criação de valor, otimizar as operações logísticas, entre outras funções, que visem otimizar o processo de compras em todas as suas vertentes. ii) Reduzir /mitigar os riscos é essencial para que qualquer estratégia de procurement seja eficaz (basta ver a atual crise causada pelo COVID-19), pelo que as equipas tem de ter sempre em atenção a avaliação do risco que o processo de compras possa ter, seja ao nível da garantia de fornecimentos dentro dos prazos, seja da mutação constante dos preços, entre outras variáveis, que tenham incidência direta no seu negócio. iii) Considerar o procurement, como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento económico e social, pelo que, as estratégias de compras não se podem focar somente numa ótica de redução dos custos, mas também na criação de valor económico e social, pois as novas gerações, exigem cada vez mais que as empresas tenham e assumam estratégias de responsabilidade social e sustentabilidade mais sólidas e eficazes.
Quais as três competências-chave que permitem a um profissional de compras dar resposta aos desafios atuais?
É difícil reduzir a três competências chave, pois é necessário terem muito mais competências (e todas elas importantes para um bom desempenho) para poderem dar resposta aos desafios atuais. Contudo, tendo de priorizar e reduzir a três, diria que era necessário serem resilientes, para poderem adaptar-se constantemente à mudança, pois a sociedade está a mudar todos os dias; serem criativos, para "pensar fora da caixa", permitindo dar respostas aos desafios cada vez mais exigentes e imprevisíveis que se colocam às empresas; e serem focados, para que, conhecendo a estratégia da empresa, possam ter uma abordagem mais pragmática aos processo de compras com vista a atingir os objetivos traçados.
Qual o objetivo do Procurement que mais o motiva?
Como desenvolvo a minha atividade numa empresa pública, o que mais me motiva, é a procura constante (e desafios constantes), dentro de um verdadeiro "espartilho" legal que enforma a contratação pública, das melhores soluções de contratação para que a empresa possa manter a sua operacionalidade e consequentemente prosseguir o interesse público que tem na sua missão e que, possa igualmente, contribuir para um maior desenvolvimento económico e social do país.
|
|
PROCON Online Forum 2021
Brave new Procurement World
Data: 16-17 março
|
|
|
24th EIPM Annual Purchasing Conference
Toward Fifth Generation Purchasing
Data: 17-18 março
|
|
No ano em que celebra 30 anos de existência, a EIPM oferece entrada gratuita a todos na sua conferência anual, que este ano acontece online. Ao longo de quatro momentos diferentes vão ser discutidas as temáticas atuais para o Procurement.
» +INFO. E INSCRIÇÕES
|
|
Concurso Internacional
PROCURA+ AWARDS 2021
Candidaturas até 31 de março
|
|
O concurso internacional que distingue inovação nas compras públicas volta para mais uma edição. As candidaturas aos prémios Procura+ Awards estão abertas até dia 31 de março nas categorias "Innovation Procurement", "Outstanding Innovation Procurement in ICT", "Sustainable Procurement" e "Procurement Initiative of the Year".
» + INFO. |
» CANDIDATURAS
|
|
Ciclo de webinars APCADEC
Gestão de risco em procurement
|
|
O próximo webinar sobre "Gestão de Risco" vai acontecer muito brevemente, pelo que gostaríamos de saber a sua opinião sobre esta temática tão relevante para o Procurement nos tempos de hoje.
» RESPONDER AO QUESTIONÁRIO
|
|
Informa D&B: Retrato do Tecido Empresarial
Resiliência financeira das empresas em Portugal
|
|
A Informa D&B, no âmbito do habitual estudo dos fenómenos e dinâmicas do tecido empresarial, dedicou-se prontamente à monitorização dos impactos desta crise nas empresas. Inicialmente debruçámo-nos sobre a análise dos graus de impacto por setor de atividade e, mais recentemente, desenvolvemos um indicador de resiliência financeira, com o objetivo de medir a capacidade das empresas enfrentarem uma situação excecional de crise com impacto significativo na sua atividade.
» VER DOCUMENTO
|
|
Opinião: Alexandra Paiva
"Os Elos da Mesma Cadeia de Valor"
|
|
Quando olharmos com a distância que se impõe, para análises verdadeiras sobre a história do momento atual, há de saltar para cima da mesa um denominador comum: as Pessoas. Todas. Sem exceção!
Desde as que submergiram ao vírus, às que o combateram, aquelas que passaram incólumes e até as que "ganharam" com o vírus. Na minha opinião, o que ficará lembrado, será o impacto que trouxe para as pessoas.
|
Alexandra Paiva
Senior HR Business Partner, Bondalti
Linkedin
|
Os mais contundentes dirão "E a economia?".
Pois bem, da economia será dito que ficou de rastos. Que ninguém se lembra de uma outra crise tão impactante em termos de dilemas que se impuseram a líderes de estado ou até a pequenos empresários.
Mas no final do dia, a economia são as pessoas. Pessoas que foram protagonistas de um filme tão real, que lhes tirou muito... senão tudo! Onde esteve à prova, a base da nossa sobrevivência: a nossa capacidade de adaptação, levado a um extremo sem precedentes. O do comprometimento para com um mesmo objetivo: a vacina!
Os elos de uma mesma cadeia de valor, que no final tiveram como pilar o princípio da Confiança. Se nenhum vírus houver nas empresas que lideram, porventura nunca saberão do que falo.
Se por outro lado, tiverem o comprometimento, a confiança, a capacidade de se adaptarem e objetivos partilhados e propósitos atingíveis, perceberam que têm um vírus capaz de vos manter diferenciadores e entusiastas sobre como as Pessoas são capazes de feitos extraordinários.
E não. Não há nada de "novo normal". Apenas evidenciamos o que sempre esteve diante dos olhos de todos: priorizar, adaptar, focar e aplicar.
Se assim foi, então enumere o que até aqui priorizou, como se teve de adaptar, quanto foco exigiu e que resultados lhe trouxe, e verá que no final do dia, apenas ficou mais claro para si o que há muito tempo ambicionava.
Alexandra Paiva Senior HR Business Partner, Bondalti
|
Trabalhamos para si, contamos consigo!
A Direcção da APCADEC
|
|
|
Recebeu este e-mail porque está registado na lista da «NEWSLETTER» da APCADEC. Se não pretende receber a «NEWSLETTER» da APCADEC aceda ao endereço http://www.apcadec.org.pt/newsletter-cancelar.php, para cancelar a sua inscrição.
Esta mensagem foi enviada automaticamente. O endereço de envio (news@apcadec.org.pt) serve apenas para transmitir mensagens automáticas. Se necessitar de algum esclarecimento, contacte-nos através do email: socios@apcadec.org.pt ou mail@apcadec.org.pt.
|
|