IMAGEM
Newsletter APCADEC | 17-05-2021

IMAGEM Convocatória:
Assembleia Geral Ordinária APCADEC
Data: 18 maio 2021 | 18h00
 

A Assembleia Geral Ordinária da APCADEC, terá lugar no próximo dia 18 de maio de 2021, pelas 18h, no VIP Executive Arts Hotel, Av. D. João II, nº 47, Parque das Nações, 1998-028 Lisboa.

» VER CONVOCATÓRIA


IMAGEM Ciclo de webinars:
"Procurement in the new normal"
 

Mais 2 eventos deste ciclo que já conta com 6 eventos:

"Gestão de risco - Fator determinante na resiliência dos fornecimentos"
14 abril 2021
"O papel das Compras na Sustentabilidade"
6 maio 2021

Os associados podem ver ou rever as gravações de todos os eventos bem como aceder às apresentações dos oradores na área de reservada aos sócios.


IMAGEM Formação Internacional:
Registe-se para a sessão de informação online da EIPM
 

Conheça a oferta formativa da EIPM numa sessão online conduzida pelos representantes da organização. Os associados APCADEC beneficiam de 10% de desconto em toda a oferta. Registe-se aqui.

Pode escolher entre vários tipos de oferta formativa:


IMAGEM Certificações
Um standard da indústria reconhecido mundialmente, as certificação da EIPM permitem ainda aos profissionais de Procurement manterem o seu conhecimento e competências relevantes, aplicáveis e competitivas.
IMAGEM Executive Diploma
Uma oferta completa de diplomas adequada a diferentes níveis de profissionais de procurement e não só.
IMAGEM
E-learning
uma biblioteca de temas variados disponíveis online.
IMAGEM
Open Courses
Cursos de especialidade que cobrem tópicos centrais aos desafios dos profissionais de compras.


IMAGEM Sugestão de Leitura:
Aquisição Circular em 8 etapas
Autores: Cécile van Oppen, Godard Croon, Dirk Bijl de Vroe
 

"Fazer do mundo um lugar melhor começa com fazer perguntas melhores."
Este livro é um guia para a aquisição circular acessível a qualquer pessoa que seja responsável pela compra de produtos para fins comerciais. Uma publicação do governo holandês cuja tradução foi possível graças a uma colaboração com a CCDRC no âmbito do projeto Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares.

» LER LIVRO | » +INFO. PROJETO CENTRO GREEN DEAL

IMAGEM

IMAGEM Emprego:
Já conhece a Bolsa de Emprego da APCADEC?
 

Pode consultar ofertas de emprego na área de Compras e Supply Chain.

» VER OFERTAS


IMAGEM Evento Supply Chain Magazine:
Procurement Digital Conference
Data: 21 maio 2021 | ONLINE
 

"Novas Fronteiras para o Procurement". Com os novos desafios impostos ao comércio internacional, sejam eles ao nível das guerras comerciais e catástrofes naturais, pandemia, Brexit ou outros potenciais riscos, a troca de ideias e experiências torna-se – novamente – uma importante forma de ajudar os profissionais de procurement a lidar com estas situações, tanto do dia-a-dia como ocasionais. Neste sentido, a Supply Chain Magazine volta a promover a Procurement Digital Conference, mais uma vez num formato digital como forma de resguardar ainda algum distanciamento social e a segurança e bem-estar dos profissionais.

» + INFO. E INSCRIÇÕES


IMAGEM e-book Mercado Eletrônico:
Modelo Gestão de Fornecedores
 

Como escolher o melhor modelo de gestão para integrar a sua empresa de forma estratégica com fornecedores e clientes.

Elaborado em parceria com a Atman Consultoria, esse e-book tem como objetivo apresentar uma breve descrição do processo de avaliação de risco e classificação de fornecedores da cadeia de suprimentos, levando em conta o impacto do fornecedor nos resultados da cadeia, a complexidade na gestão do fornecedor, as dependências mútuas entre fornecedor e empresa e a melhor forma de otimizar esse processo dentro das empresas.

» LER E-BOOK

IMAGEM

IMAGEM Abertas candidaturas:
Projetos de embalagens plásticas e têxteis circulares em países em desenvolvimento
 

O projeto "Switch to Circular Economy Value Chains" liderado pela UNIDO (United Nations Industrial Development Organization), pretende trabalhar com multinacionais na indústria têxtil ou de embalagens plásticas, a implementar projetos piloto com as suas cadeias de fornecimento em países em desenvolvimento na implementação de projetos piloto em economia circular. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Registe-se para saber mais sobre o projeto no webinar dia 18 de maio:

» TÊXTEIS | » EMBALAGENS DE PLÁSTICO


IMAGEM Abertas candidaturas:
Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Candidaturas até 20 de maio!
 

Estão abertas até 20 de maio as candidaturas à 7.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que distingue as práticas das organizações portuguesas em dois eixos estratégicos: Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

As PME Líder beneficiam de condições especiais de acesso.

» + INFO. E INSCRIÇÕES


IMAGEM Porto Business School: Gestão de Compras - Open Executive Program
Criar valor para a organização através da excelência na Gestão de Compras
Data: 28 junho 2021
 

A quem se destina: Quadros com responsabilidades na direção da área de compras e aprovisionamento, gestores de categorias / compradores especialistas, responsáveis de upstream, analistas de compras e responsáveis funcionais de logística, operações, financeiros, controlo de gestão e serviços partilhados que pretendem melhorar as suas competências nesta área, contribuindo com mais valor para as respetivas organizações.

» BROCHURA | » + INFO. E INSCRIÇÕES

Data: 28 junho 2021
Duração: 40 horas (blended)
Idioma: Português
Local: Porto

5% de desconto para associados APCADEC
Antes de realizar a inscrição, contacte-nos por email socios@apcadec.org.pt, para obter o código de desconto.


IMAGEM Opinião: Pedro Azevedo Henriques
"A única constante é a mudança"
 

"A única constante é a mudança", expressão preconizada pelo filósofo Heraclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C.), é tão válida hoje como no seu tempo. De facto, se pensarmos nas mudanças vertiginosas que se tem vindo a assistir no mundo, nas sociedades, e nos modelos de negócio em particular, rapidamente conseguimos perceber que esta é uma condição muito atual, com a particularidade dessas mudanças acontecerem a uma velocidade cada vez mais vertiginosa.

Todo este contexto, de que nada é permanente exceto a mudança, a par da procura incessante por uma maior prosperidade das sociedades, levou-nos a comportamentos erráticos. E, tem-nos levado a uma procura muito significativa dos recursos do planeta, em particular sobre a energia, a água e os alimentos, e, por conseguinte, a uma crescente pressão sobre o bem mais essencial e vital para a nossa presença: o planeta!

"

Pedro Azevedo Henriques
Profissional com vasta experiência na área de Sourcing & Procurement, Marketing Corporativo, Comunicação & Sustentabilidade. É formado em Gestão de Marketing, e possui um MBA Executivo pela Porto Business School.
Linkedin


Comecei a escrever este texto, imediatamente após assistir ao webinar "O papel das Compras na Sustentabilidade", recentemente promovido pela APCADEC, e há, de facto, aqui uma relação muito estreita entre as duas.

Primeiro, porque numa cadeia de valor, a sustentabilidade começa indubitavelmente a montante - na interação com os fornecedores e na ligação de muitos destes com a natureza, donde provêm as matérias-primas das principais indústrias transformadoras.

Por outro lado, porque acredito de forma convicta que, neste período tão crucial para a humanidade, é fundamental assegurar o respeito pelo planeta, apostando definitivamente num modelo sustentável ao longo das cadeias de valor.

O mesmo contexto permanente de mudança tem-se vindo também a sentir na própria função de Sourcing & Compras. Esta tem vindo a suportar, felizmente, mudanças significativas no seu modelo e foco de atuação, cada vez mais estratégico, de maior relação no desenvolvimento de parcerias e na criação de valor por via de maior competitividade.

Há muito tempo que os profissionais das compras perceberam que o preço de compra é distinto do custo e com impacto ao nível da competitividade para a sua organização. Modelos internacionais como a TCO - Total Cost of Ownership, ajudaram a compreender e a reduzir os gaps dessa perceção, bem como na tomada de melhores decisões.

Este último ano foi repleto de mudanças profundas para todos nós. Entramos nesta década, conscientes de que os nossos comportamentos têm sido devastadores para com o planeta e de que é vital assegurar um maior respeito e equilíbrio pelo mesmo.

Precisamos urgentemente que todos os atores se juntem nesse compromisso e, aproveitando aqui este espaço mais dedicado aos profissionais de Compras, que estes combinem este desígnio com ações concretas e imediatas na sua atuação.

Os modelos de negócio serão construídos cada vez mais com base na confiança, na transparência e na total rastreabilidade das cadeias de valor. É, neste contexto, que a relação cliente-fornecedor tem de ser muito estreita e de longo prazo, e é aqui que as compras e os profissionais desta área poderão desempenhar um papel ainda mais importante na criação de valor imediato, mas igualmente sustentável no longo prazo.

Pedro Azevedo Henriques



Trabalhamos para si, contamos consigo!
A Direcção da APCADEC

IMAGEM Conheça as vantagens
de ser associado!
  IMAGEM Siga-nos no
Linkedin!
  IMAGEM Qualquer dúvida,
entre em contacto connosco:
mail@apcadec.org.pt

Se não consegue visualizar corretamente os conteúdos deste email, consulte a versão web em:
http://www.apcadec.org.pt/news/newsletter-2021-05-17.html


IMAGEM


APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento | fundada em 1964
website: www.apcadec.org.pt | linkedin: www.linkedin.com/company/apcadecprocurement

Recebeu este e-mail porque está registado na lista da «NEWSLETTER» da APCADEC. Se não pretende receber a «NEWSLETTER» da APCADEC aceda ao endereço http://www.apcadec.org.pt/newsletter-cancelar.php, para cancelar a sua inscrição.

Esta mensagem foi enviada automaticamente. O endereço de envio (news@apcadec.org.pt) serve apenas para transmitir mensagens automáticas. Se necessitar de algum esclarecimento, contacte-nos através do email: socios@apcadec.org.pt ou mail@apcadec.org.pt.





GRUPO 8 AON BUREAU VAN DIJK LEASEPLAN MERCADO ELECTRÔNICO SAP ARRIBA SOFTINSA VORTAL CILNET CMS RUI PENA & ARNAUT INFORMA D&B LAX CONSULTORES IFPSM - International Federation of Purchasing and Supply Management