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SETEMBRO:
Formação APCADEC com o Prof. Frank Rozemeijer

WEBINAR APRESENTAÇÃO:
07 setembro 2023
09h00
OUTUBRO:
Formação APCADEC com o Prof. Frank Rozemeijer

FORMAÇÃO:
17 e 18 outubro 2023
LISBOA


IMAGEM FORMAÇÃO APCADEC:
Formação APCADEC com o Prof. Frank Rozemeijer
17 e 18 outubro de 2023 | LISBOA
Para mais informações sobre esta formação participe no WEBINAR a realizar dia 7 de setembro, pelas 09h00. Faça aqui a sua inscrição no WEBINAR e/ou na FORMAÇÃO!
 

A formação organizada pela APCADEC, ministrada pelo Professor Frank Rozemeijer, insere-se nos objetivos da Associação em relevar a função de procurement nas organizações e criar condições em formar os seus profissionais para os desafios cada vez mais complexos que enfrentam na atualidade.

Aproveitando a excelente recetividade no último congresso em relação à intervenção de Frank Rozemeijer, a APCADEC consegue garantir nova presença em Portugal deste que é uma das referências na Europa no estudo e investigação subordinados ao procurement. Professor na Universidade de Maastricht, responsável pela formação avançada em Liderança no Procurement, Frank Rozemeijer apresenta-nos importantes trabalhos desenvolvidos enquanto investigador e consultor para empresas multinacionais e focado em temas como estratégia, desenvolvimento organizacional, liderança e inovação no contexto do procurement.

Dirigidos a todos os que desenvolvem a sua atividade na área de procurement nas suas diversas vertentes, esta formação vem possibilitar aos seus participantes o contacto com a análise conhecedora desta atividade, acesso a ferramentas e técnicas para a gestão de equipas em ambiente de grande incerteza como os que vivemos e vislumbrar as tendências de futuro, capacitando os seus participantes para um pensamento que lide com a grande incerteza e complexidade que a função traz.

Aproveite esta oportunidade única!

Saiba mais sobre a formação aqui!

Aproveite esta oportunidade única!

Com um programa de 2 dias, 17 e 18 de outubro de 2023, a formação será realizada em Lisboa, em local a anunciar brevemente.

Para mais informações não perca o WEBINAR de 30 minutos que estamos a preparar o próximo dia 7 de setembro, pelas 09h00. No mesmo daremos a conhecer o programa da formação e esclareceremos eventuais dúvidas sobre o mesmo. Faça aqui a sua inscrição no WEBINAR e/ou na FORMAÇÃO!





Prof. Dr. Frank Rozemeijer
NEVI Professor
MAASTRICHT UNIVERSITY

(linkedin)

Holds the NEVI chair in Purchasing and Supply Chain Management at Maastricht University, where he is responsible for setting up PhD research, coordinating the SCM Master course "Strategic Sourcing"; and supervising graduation projects. In addition, he is program director of the NEVI Procurement Leadership Program (PLP), a 9-month leadership development program at Maastricht University. He studied Business Economics at the University of Amsterdam and obtained his PhD in 2000 at Eindhoven University of Technology. In addition to his academic work, Frank acts as a consultant, trainer and executive coach for (inter)national companies in various sectors. Over the past 20 years he has built up a strong international reputation as a moderator and speaker for conferences and in-company seminars. In 2022, his latest book "Procurement and Supply Chain Management" (written with Arjan van Weele) was published by Cengage.



IMAGEM ARTIGO:
"Gestão de risco desafios e oportunidades"
Autor: Luís Teixeira
Risk & Broking Sales Lead, WTW | www.wtwco.com
 

Em 1994, Sir Michael Anthony Latham um membro conservador do parlamento britânico escreveu aquele que viria a ser conhecido como Latham Report - um relatório que pretendia rever os modelos de procurement na indústria de construção do Reino Unido com o objetivo de encontrar respostas para os problemas de crescimento que se atravessavam na altura.

Nesse relatório destacou-se uma frase que pode ser aplicada a todas as indústrias. Os riscos podem ser geridos, mitigados, partilhados, transferidos ou retidos. Mas não podem ser ignorados!

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Luís Teixeira
Linkedin

Compreender todos os riscos associados a qualquer projeto ou operação e encontrar ferramentas para a sua gestão é essencial para uma estratégia de compras adequada em qualquer empresa. A identificação e quantificação dos riscos deve ser integrada nas estratégias das empresas de forma holística incluindo nos processos de procurement.

Há quem acredite que a gestão de risco é uma ciência, outros acreditam ser uma arte. De facto, a palavra risco tem origem na palavra italiana "risicare", ou seja, "ousar". O risco é uma escolha e não um destino. Temos consciência do que poderá acontecer, se decidimos avançar é uma escolha nossa. E fazê-lo de forma sustentável pode mesmo ser uma arte.

E é isso que fazemos na WTW. Ajudamos as empresas de todo o mundo a gerir os seus riscos. Fazemo-lo desde 1828 quando Henry Willis se registou como membro do Lloyd's para segurar as mercadorias que tinha vendido previamente à comissão, reduzindo assim o risco financeiro de que algum acidente ocorresse durante o transporte.

Atualmente, na WTW não somos apenas um corretor de seguros de transportes marítimos, desenvolvemos soluções de gestão de risco com base numa abordagem analítica e no conhecimento das nossa equipas especializadas nas diversas áreas uma vez que os riscos a que estão expostas as empresas são cada vez maiores e mais complexos. Seja um ataque cibernético que pare a operação durante semanas ou meses, dirupções nas cadeias de fornecimento globais, ambientes geopolíticos instáveis ou fenómenos da natureza e as alterações climáticas que podem impactar os locais onde se situam os meios de produção ou as matérias-primas.

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IMAGEM ENTREVISTA:
João Pedro Mendes
Head of Procurement for Grids @ EDP Global Solutions
APCADEC Board Member
 

O que mais o fascina na área de Compras?

O conhecimento profundo com que ficamos do negócio onde estamos inseridos. Qualquer aquisição – de valor avultado ou não, bem ou serviço, associado ao core do negócio ou não – passa pela actividade de procurement o que faz com que estejamos no centro da decisão. Outro aspecto de fascínio é a possibilidade de trabalharmos com as diversas áreas do negócio, seja TIC ou Comunicação, Recursos Humanos ou Financeiros, Legal e Compliance ou equipas Operacionais ou de Produção, colocando a área de procurement numa posição privilegiada para dar a sua análise crítica em qualquer análise do negócio. Por último, o trabalho directo com um dos principais stakeholders de qualquer empresa, os Fornecedores, com os quais temos a oportunidade de aprender ainda mais sobre todos os aspectos já enunciados e firmar relações de parceria que se estendem por muitos anos.

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João Pedro Mendes
Linkedin

O que o levou a escolher esta profissão?

Tendo iniciado a minha actividade profissional por via da minha formação académica, a actividade de procurement surge anos mais tarde como uma oportunidade de mudar e experimentar novos desafios e de fazer parte de um momento muito importante na empresa, de reestruturação da função, centralizando-a numa única estrutura capaz de ter todas as valências essenciais para se tornar na referência em Portugal, o que veio a acontecer.


Qual a negociação que mais aprendizagem lhe trouxe?

Face às várias funções e responsabilidades por que já passei, torna-se difícil senão impossível seleccionar uma em particular, dada a transversalidade de temas, complexidade ou importância. No entanto, se tiver que destacar uma, destaco as relacionadas com a contratação pública que, face à complexidade da legislação que a suporta, obriga a uma aprendizagem constante e a uma análise jurisprudencial e doutrinal em contínuo, numa entreajuda salutar e determinante entre a área de procurement e a área jurídica.

» VER ENTREVISTA COMPLETA



IMAGEM SUGESTÃO DE LEITURA POR PATRÍCIA CARVALHO:
"Pensar depressa e devagar"
Autor: Daniel Kahneman
 

"Pensar depressa e devagar" é um livro de Daniel Kahneman, um dos mais prestigiados psicólogos do nosso tempo, vencedor do prémio Nobel da Economia em 2002.

Livro fascinante, nem sempre de leitura imediata, leva-nos a uma tentativa de compreensão dos nossos processos de decisão e dos nossos juízos de valor.

Fala-nos de algo que, pelo menos os mais curiosos das temáticas da mente, já terão ouvido: a existência de dois sistemas:

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"O sistema 1 que opera automática e rapidamente, com pouco ou nenhum esforço e sem a sensação de controlo voluntário"

"O sistema 2 que distribui a atenção pelas actividades mentais esforçadas que a exigem, incluindo os cálculos complexos"


Diz-nos o autor que, apesar do sistema 2 (consciente, racional, que tem crenças, faz escolhas e que decide o que pensar […] e o que fazer, […]) acreditar estar no centro da ação, o automático sistema 1 é o "herói do livro". E o leitor ficará assombrado pela forma como, ao longo dos exercícios que nos são propostos, nos ser demonstrado de forma analítica e com exemplos muito concretos, que a nossa mente é altamente influenciada pelo contexto e pela forma como a informação nos é apresentada.

Exemplo disso é um conceito certamente conhecido de muitos dos profissionais de Procurement conhecedores de técnicas negociais: o efeito de ancoragem. Ocorre quando as pessoas consideram um valor particular para uma quantidade desconhecida, antes de calcularem essa quantidade. A título de exemplo (mencionado no livro), se vos perguntarem se Gandhi tinha mais de 114 anos quando morreu, acabarão com uma estimativa muito mais alta da sua idade à data da morte do que se a pergunta referisse a morte aos 35 anos.

Estas e outras técnicas vão-nos sendo apresentadas como formas de influenciar os nossos processos de decisão, deixando-nos, no mínimo, surpreendidos pela nossa falta de racionalidade e de independência perante determinados cenários.

Muito interessante!

Patrícia Carvalho



IMAGEM INFORMAÇÃO APCADEC:
Código de Ética da APCADEC
Contamos com a colaboração de todos neste compromisso comum!
+ info em: www.apcadec.org.pt/apcadec-codigo-etica.htm
 

A APCADEC está empenhada em trazer para a prática de Procurement em Portugal os mais elevados padrões comportamentais e de Ética. Nesse sentido, optou por promover a existência de um Código de Ética, o qual resume os valores e comportamentos que a Associação pretende promover junto dos seus associados, respetivas organizações bem como por toda a comunidade de Compras em Portugal. Em alinhamento com a International Federation of Purchasing & Supply Management (IFPSM), organização de quem a APCADEC é associada, defendemos e pretendemos difundir um conjunto de princípios que, acreditamos, deverão reger o comportamento de qualquer profissional de Procurement.

Convidamos os nossos Sócios Coletivos e todas as Empresas,
mesmo não sendo sócias da APCADEC, a subscrever este Código de Ética!

Empresas que subscreveram este Código de Ética:
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Trabalhamos para si, contamos consigo!
A Direção da APCADEC


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