In the last ten years I have developed my work in the financial area being responsible for the planning and management control of a holding company and its subsidiaries within the Gas business of the EDP and REN Group (Sourcing, Transport, Distribution and Commercialization in Portugal and Spain for Natural Gas and LPG). Along with this activity I am also responsible for the marketing, regulation, internal control and sustainability areas in the company. Prior to this experience I worked as an Engineer in the electricity sector with responsibilities ranging from logistics, budgeting and controlling and IT consulting. The corporations and departments in which I have worked allowed me to create and diversify a set of competences ranging from business management and development to the definition and implementation of big dimension projects including technology, logistics, financial, budgeting and international consulting. In these functions I have managed RH teams that comprised a direct report of about 15 colleagues and more than 100 indirect reports which altogether were responsible for more than 1B€.
Maria João Cardoso é atualmente diretora de clientes Corporate na Informa D&B, empresa especialista no conhecimento e análise de informação empresarial, onde conta já com mais de 15 anos de experiência. Nasceu na Guarda e licenciou-se em Gestão de Marketing no IPAM. Em 2019 concluiu a Pós-Graduação em Direção Comercial e Vendas, na mesma instituição. A sua carreira profissional começou em 1992 na Dun & Bradstreet, como consultora de novos negócios. Seguiu-se uma experiência na indústria farmacêutica, onde teve oportunidade de adquirir competências no segmento business-to-consumer. Em 2004 inicia um novo desafio no sector das telecomunicações, integrando a equipa da ONI como Corporate Account Manager, responsável pela gestão das grandes contas do Norte. Em 2006 integra novamente a Informa D&B (antiga Dun & Bradstreet ), como Business Development Manager, passando em 2018 para Coordenadora de Vendas – Corporate, assumindo a responsabilidade de coordenar a carteira de clientes Corporate a nível nacional. Desde 2019 assume a função de diretora de vendas, da carteira de clientes Corporate e do setor publico e social da Informa D&B.
Após concluir o curso de Engenharia Química, iniciou a sua carreira na investigação, na The Navigator Company. Em 2007 iniciou o seu percurso na Sogrape e descobriu a paixão pelas Compras, pela gestão de equipas e pelo setor dos vinhos. Assume a Direção de Compras da Sogrape onde lidera uma equipa especializada, que garante o cumprimento dos processos de Procurement, do Sourcing ao abastecimento de materiais, serviços e capex. Em 2021 concluiu o MBA Executivo na Católica Porto Business School.
Licenciado em Engª mecânica pela faculdade de engenharia da universidade do Porto, iniciou a sua atividade profissional na SONAE distribuição na área da logística, acompanhando todo o processo de centralização física que então se vivia na distribuição alimentar e não alimentar. Participou na construção de diversos entrepostos de distribuição e foi responsável pelas operações de armazéns e transportes. Desde 1999 trabalha na BA Glass onde é responsável pela área corporativa de supply chain intervindo na gestão de armazéns, transportes e Procurement. A BA Glass desenvolve a sua atividade na produção de embalagens de vidro tendo 12 fábricas em diversos países europeus. Paralelamente tem colaborado com diversas escolas de negócio em Portugal, na docência de temas relacionados com a gestão de armazéns e cadeia de abastecimento. Em termos de gostos pessoais aprecia música e arte, nos períodos de lazer a náutica e bicicleta são as atividades de eleição.
Dirigente autárquico desde 2000, sempre ligado à atividade de compras públicas, para além de outras áreas financeiras e administrativas. Desde 2008 formador na área das compras, com especial enfoque na descodificação legislativa, na definição de procedimentos e disseminação de boas práticas. Promotor de debates sobre o tema de compras envolvendo compradores e fornecedores do setor público e privado. O que me move: Mantenho uma procura incessante de desenvolvimento do conhecimento próprio e partilhado, sempre a desafiar o intelecto individual e de grupo. O melhor de cada conquista é o estimulo que provoca na busca da próxima. O foco no bem estar pessoal e profissional de cada elemento da equipa, cultivando sempre que: pessoas felizes são melhores profissionais e os melhores profissionais são pessoas mais felizes! A minha atividade mais desafiante é a paternidade, como é aquela que mais me enriquece os dias de emoções e de melhoria como pessoa e como profissional.
Paulo Costa is Global Head of Procurement at Farfetch Group. He was hired in 2017 to choose and manage a global and adaptable S2P system that would support Farfetch’s procurement activities around the globe. Before Farfetch, Paulo was working as Head of Purchasing and Procurement at Efacec, a Portuguese multinational company in the field of Energy, where he performed different roles for over nine years. Paulo Costa studied Industrial Engineering and Management at the University of Minho, in Portugal, and holds an MBA from Atlântico Business School.
João Netto nasceu em 1966. Com um fortíssimo espírito empreendedor, criou os seus próprios negócios desde tenra idade. Atualmente, é gestor de telecomunicações numa organização líder de mercado. O seu quotidiano faz-se a liderar e a galvanizar pessoas, a construir projetos, a perseguir objetivos. Concilia com a sua atividade profissional a paixão pela maratona e a capacidade de sonhar, de deixar uma marca, ir além do imaginável sem olhar à qualidade do que é possível ou impossível, porque essa medida depende da sua vontade e a sua vontade é maior do que o Evereste, a montanha mais alta do mundo, que subiu em 2022, num palmarés que inclui 30 maratonas em alguns dos lugares mais remotos do planeta, como as Maratonas do Polo Norte e do Polo Sul e, ainda, 7 maratonas em 7 continentes, em 7 dias seguidos, que cumpriu. Do desporto leva os melhores ensinamentos para a vida empresarial e vice-versa. É pai orgulhoso de dois filhos.
O Miguel Gonçalves é empresário, ávido viajante e fundador da Magma Studio, uma consultora especializada em gestão de talento e employer branding. Trabalha com algumas das mais relevantes empresas em Portugal e colabora com várias universidades na docência de conteúdos sobre ética, carreiras e competências. É um homem simples que gosta de montanhas, arte e maratonas. A sua missão é ajudar a construir o melhor acelerador de carreiras do mundo.
PARCEIROS APCADEC:
APOIOS APCADEC:
Evento APCADEC:
Procurement em Portugal: como fazer diferente!
16 novembro 2022 | Casa Ferreirinha
APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
www.apcadec.org.pt