Tiago has a degree in mechanical engineering from University of Porto and an MBA from Carnegie Mellon University. He started his career as a quality engineer in Vulcano and Bosch Group, moved then to Johnson & Johnson as marketing executive and has been in BA since 2008, first as Key Account Manager, then responsible for the operations of the Iberian and Central Europe divisions and lately CMO, leading all the sales & marketing strategy and teams of BA Glass group. Since March he is BA Glass CEO.
César Egido is a Partner in the Operations practice at Boston Consulting Group, specializing in the Procurement function. He focuses on optimizing Procurement Operating Models and driving strategic value through Procurement Transformation, Commercial effectiveness, and Operational Improvement across multiple sectors, with particular expertise in Energy, Industrial and Consumer Goods. With over a decade of consulting experience in Madrid and New York, César holds an MBA from Columbia Business School and a dual degree in Law and Business Administration from the Universidad Autónoma de Madrid.
James is a skilled communicator who simplifies complex concepts through captivating stories and sketches, enabling others to grasp and promote the latest ideas. With long experience of Procurement and Supply Chain at both SAP and Ariba, James possesses a distinct perspective that allows him to explain the value of applying AI in procurement and connecting companies with the SAP Business Network. Through his use of storytelling, metaphors, and sketches, he brings clarity to abstract ideas, empowering individuals to craft their own narratives.
Joe Santos é um líder inspirador e estratega experiente, capaz de retirar o melhor de cada pessoa e promover ambientes onde a neurodiversidade se torna uma força de inovação. Ex-diretor das Telecomunicações Siemens na Alemanha, Joe transformou a sua carreira de empresário de alta tecnologia por uma razão muito pessoal: apaixonou-se pela mãe de uma criança com autismo, o que despertou nele a missão de combater o estigma em torno do autismo. Hoje, como fundador da Vencer Autismo, Joe dedica-se a inspirar empresas e indivíduos a descobrirem o potencial transformador da inclusão, mostrando como cada pessoa, independentemente de suas diferenças, pode alcançar o seu máximo potencial.
Com 25 anos de experiência nas áreas de sustentabilidade ambiental, corporativa e inovação sustentável, tem sido responsável por conduzir e implementar estratégias e projetos em inovação e sustentabilidade, alinhados com os compromissos internacionais, europeus e nacionais, rumo a um futuro mais próspero para todos. Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos e Licenciada em Eng. Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, tem formação avançada em finanças sustentáveis pela Nova SBE e negociação pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente desempenha funções de gestão na Ponto Verde Serviços, uma empresa de consultoria em sustentabilidade e ESG.
Licenciado em Engenharia Mecânica, ao longo da sua carreira tem frequentado vários cursos de formação profissional relacionados com o código dos contratos públicos, o sistema de contabilidade pública (POCAL e SNC-AP), sustentabilidade, inteligência artificial, sistema de gestão da qualidade e KPIs. Em 1998 iniciou a sua carreira em reabilitação ambiental de aterros sanitários e serviços de limpeza urbana na empresa Ecorrumo. Em setembro de 2001 integra os quadros do Município do Porto, exercendo funções de técnico superior na Direção Municipal de Ambiente e Serviços Urbanos até junho de 2007. Desempenhou, de junho de 2007 a julho de 2019, as funções de técnico superior na Divisão Municipal de Compras do Município do Porto, assumindo a chefia da divisão em julho de 2019.
Profissional de compras e cadeia de abastecimento com histórico na otimização da eficiência organizacional e implementação de iniciativas estratégicas de gestão de compras. Experiência de 4 anos em gestão de compras na PT, 3 anos em desenvolvimento de soluções empresariais na VORTAL e 8 anos em gestão de compras na AQUAPOR. Especialista na gestão do processo de compra end-to-end, com capacidade para identificar tendências e estabelecer parcerias estratégicas. Competências em negociação, gestão de risco e planeamento estratégico da cadeia de abastecimento. Orientado para a resolução de bloqueios, com um compromisso sólido na entrega de valor acrescentado e crescimento sustentável.
Engenheiro eletrotécnico formado pelo Instituto Superior Técnico (IST), com pós-graduações em Gestão pela Universidade Católica e pelo ISCTE. Iniciou a carreira como gestor de produto e mudou para a área de procurement e compras em 2005, onde tem acumulado experiência nos setores de telecomunicações, energia e, mais recentemente, mobilidade. Atualmente, é Diretor de Procurement e Compras do Grupo Brisa, tendo liderado a criação de uma direção centralizada de procurement e compras com o objetivo de otimizar processos e gerar valor estratégico para o Grupo. Entre 2016 e 2020, foi membro da direção da APCADEC, onde contribuiu para o desenvolvimento e a profissionalização da área de compras em Portugal.
Começou a trabalhar na área financeira na AGROS, tendo chegado a Diretor de Procurement. Mais tarde integrou os quadros da Lactogal, tendo passado para a Logística e assumido a responsabilidade pela gestão do maior centro de distribuição (em Vila do Conde). Foi o responsável pela implementação do 1º ERP na Lactogal – o BPCS (software Americano) – o que lhe deu um conhecimento mais aprofundado das diferentes áreas da empresa. Foi k-user no SAP, na implementação dos módulos de Compras e de manutenção. A partir daí desenvolvei o seu percurso profissional na área das Compras e da Negociação. Primeiro em relação a matérias-primas, embalagens e ingredientes. Mais tarde acumulou essa responsabilidade com as Compras dos Serviços e dos Investimentos, e depois todas as Compras da Manutenção. Atualmente é o Diretor de Compras do Grupo Lactogal, e com a exceção da compra do Leite, é responsável por todas as necessidades de negociação da Lactogal e de todas as Empresas do Grupo. Fá-lo orgulhosamente com o apoio da sua equipa.
Licenciado em Economia pela Nova SBE, Luís Teixeira tem 19 anos de experiência no setor segurador. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções nas áreas de Client Relationship e Business Development em diversas empresas, onde apoiou organizações de diferentes setores a terem visibilidade sobre os riscos a que estão expostas, a implementarem medidas de mitigação e a otimizarem os seus programas de seguros.
Graduado em Engenharia e MBA pelo INSEAD, Hugo é um executivo global com ampla experiência internacional em desenvolvimento e execução de estratégias, gestão de programas e operações e liderança comercial. Atualmente está a viver novamente em Portugal, mas tem experiências no Reino Unido, Brasil e China operando em 3 segmentos de negócios distintos. Atualmente é o CPO da SECIL, onde desenvolveu e está a implementar um robusto programa de Transformação Digital em Compras em todas as operações da SECIL no mundo.
Como Diretor Comercial da Manutan Portugal, tenho mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e liderança da atividade comercial da empresa nos mercados português e espanhol. Tenho um Mestrado em Economia pela Université Paris Nord - Paris 13 e uma Pós-Graduação em Comércio Internacional pela Universidade de Paris I: Panthéon-Sorbonne. As minhas principais competências incluem a gestão comercial, a gestão de contas-chave, as bases de dados relacionais e a retenção de clientes. Criei e geri a equipa de Key Account e supervisiono os acordos comerciais e a comunicação com os clientes estratégicos. A minha missão é permitir o crescimento e a rentabilidade da Manutan, fornecendo produtos e serviços de alta qualidade que satisfaçam as necessidades e expectativas dos nossos clientes. A minha paixão é construir relações de longo prazo e de fidelização com os nossos clientes e parceiros.
É o diretor vendas estratégicas, no segmento cloud, da SAP Portugal desde Julho de 2023. Tem a seu cargo a liderança e posicionamento de todo o portfolio de inovação, em cloud, para o segmento de médias e grandes empresas em Portugal, para além de ser membro da equipa de gestão da SAP Portugal. Anteriormente, foi responsável pelo território de grandes empresas e sector público da SAP. Entre 2016 e 2019 liderou o negócio da SAP para as Pequenas e Médias Empresas em Portugal. Quando integrou a SAP, em 2006, assumiu a liderança e dinamização do negócio da solução SAP Business One no mercado nacional, através de uma rede focada de parceiros. Com mais de 20 anos de experiência no sector das Tecnologias de Informação, desenvolveu a sua carreira profissional nas áreas de gestão de clientes, distribuição e marketing, tendo passado, antes de integrar a SAP, pelas multinacionais OKI e ACER. Formado em gestão de marketing pelo IPAM em Lisboa e tendo realizado, mais recentemente, um programa PADE na Escola de negócios AESE, Filipe Costa iniciou a sua atividade profissional em 1993 no sector bancário.
10 anos de experiência na área de Procurement. Experiência: Implantação de soluções para departamentos de Procurement com clientes de diferentes setores e regiões; Pre-Sales: com foco no acompanhamento aos potenciais clientes durante a fase de seleção de ferramentas digitais de Procurement e apresentação de soluções que acrescentam valor às diferentes organizações, tanto no âmbito funcional como no técnico.
Morada:
Av. Ramos Pinto, 70
4400-082 Vila Nova de Gaia
Latitude: N 41º08'12.93"
Longitude: W 8º37'9.39"
PARCEIROS APCADEC:
APOIOS APCADEC:
APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento