A APCADEC realizou dia 28 de Junho de 2017 em Lisboa (VIP Executive Art’s Hotel), o Congresso Anual APCADEC tendo subjacente uma temática pertinente para todos os profissionais de Compras: "Futuro do Procurement: desafios e tendências".

O evento contou com a presença de oradores de referência e painéis-debate com responsáveis das principais Empresas e Instituições, que partilharam com todos os presentes as suas experiências e conhecimentos nesta temática.


Conclusões:

Intervenção inicial
Carlos Lourenço - Presidente APCADEC

Foto 1
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Forte presença dos profissionais da área e das empresas.
  2. Ligar os resultados alcançados para as empresas e comunidade é essencial.
  3. Mais diálogo e soft skills como fator de melhoria.
  4. Compras por dimensão de empresa (estudo da Informa DB).

Intervenção: "A importância das compras para a competitividade e internacionalização das empresas"
Luís Castro Henriques - Presidente AICEP

Foto 2
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Fator muito importante para a competitividade – papel do procurement.
  2. Novo paradigma na economia portuguesa e aposta no mercado externo – carater estrutural.
  3. Papel do procurement e importância das centrais de compras para melhorar a margem.
  4. Relação entre empresas e fornecedores que criem parcerias para abrir o acesso a novos mercados.
  5. Disponibilidade da AICEP para apoiar as empresas nos seus processos de internacionalização.

Debate: "O contributo da inteligência emocional no desempenho do Procurement"
Moderador: Luís Ferreira - Univ. Coimbra
Participantes: João Vaz da Silva - EY, Francisco Machado - Big Partners, João Pita Negrão - Deloitte, Margarida Gonçalves - Leadership Business Consulting

Foto 3
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Gestão de relacionamentos em culturas e ambientes muito diferentes dos nossos obriga a conhecer e perceber o “outro lado” (exs: foco no custo ou valor criado?; usar as estruturas de Portugal para acesso aos outros mercados “semelhantes” aos nossos – Palop’s)
  2. Skill fundamental do comprador: Saber gerir as equipas e negociações em contextos diferentes.
  3. Mundo cada vez mais global. Comprar num mundo mais global, digital e tecnológico.
  4. Saber gerir as expetativas dos colaboradores que agem em contextos diferentes (ex: salários). Criar espaços de comunicação entre os diversos “mundos” (social media).
  5. Áreas de procurement precisam de se afirmar internamente (vs. as áreas do negócio).
  6. Papel dos soft skills e não dar isso como adquirido. Tem de ser trabalhado e procurar desenvolver mais essas competências dos colaboradores (melhora a organização).
  7. Criar espaço para que a inovação “surja do lado” do procurement (reduzir as barreiras internas nas empresas).

Debate: "A participação das mulheres nas áreas de Procurement"
Moderadora: Teresa Menezes - Informa DB
Participantes: Rebeca Abreu - BMW, Alexandra Azevedo - Quay, Patrícia Roxo - Navigator, Alexandra Reis - Netjets

Foto 4
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Estudo da Informa DB sobre a situação atual (só 2652 empresas têm diretores de compras, 41% na industria transformadora e 24% no setor Grossista). 20% são exercidas por mulheres, na Qualidade 59% e RH são 50%.
  2. Mulheres gerem de forma diferente e competências próprias. Num universo de homens!
  3. Pouco representatividade no procurement, mas vai mudar rapidamente.
  4. Tema cultural com interlocutores de outras geografias.
  5. Pouca atratividade da área do procurement. Como tornar mais sexy e captar talentos?
  6. Potenciar o conhecimento dos RH sobre a organização.
  7. Valorizar a “arte da negociação” e a teoria dos jogos. Procurar o Win – Win.
  8. Não existe formação superior / cursos de Negociação = falha a corrigir.
  9. Papel das compras sustentáveis – foco prioritário e não só a redução de custos.
  10. Resiliência no procurement é condição e igual em todos. Intuição é mais forte nas mulheres e ultrapassam rapidamente os conflitos. O resultado é melhor quando há equilíbrio / paridade. As quotas são condição necessária para forçar a paridade.

Debate: "O papel do Procurement na ótica dos fornecedores"
Moderador: Luís Jorge - Achilles
Participantes: Jorge Epifâneo - Reallife, Rui Dias Ferreira - Vortal, Jorge Delgado - Compta

Foto 5
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Interesse dos canais digitais para o processo de procurement. Necessário ter uma visão holística do processo de negociação e compra.
  2. Processo negocial aberto, atempado e bem especificado = quase condição dos processos eletrónicos de procurement.
  3. Papel e contribuição da componente nacional para o aprovisionamento.
  4. Visão de longo de prazo como um desafio para cada Fornecedor e criar Parcerias.
  5. A relação de parceria visa sempre baixar os custos globais e completos (diretos e indiretos).
  6. Garantir processos completos de certificação e que sirvam os interesses dos Clientes e da Companhia.
  7. Melhor serviço entregue ao Cliente com remuneração justa. Dar foco ao TCO.
  8. Os Riscos são uma consequência da relação criada entre Cliente e Fornecedor. Gerir o risco como condição de serviço e garantia de sustentabilidade futura.

Intervenção: "As novas estratégias e desafios organizacionais na área de Procurement"
Rui Rufino - Accenture Digital

Foto 6
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Estudo Accenture 2017 sobre as tendências atuais no Procurement (eficiência).
  2. Papel do procurement para os benefícios estratégicos e resultados finais da empresa cada vez mais relevante.
  3. Impacto do Digital no procurement.
  4. Importância crescente das plataformas digitais (P2P, Eficiência, AI para Strategic Sourcing, Compliance, Ferramentas Analíticas).
  5. São 4 as tecnologias de condução para a mudança (cloud, analítica, internet das coisas, computação cognitiva).
  6. Organização virtualmente integrada para fora e nas áreas de atividade da Companhia, logo mais pequenas e integradas (na matriz do negócio). Exemplo: 50% dos RH estarão na parte da analítica e os RH no transacional serão residuais (automatismos).
  7. Haverá muitos fornecedores ativamente presentes na definição de novos produtos “dentro” da Companhia.

Intervenção: "Impacto de novas formas de aquisição de TI's em resposta aos desafios do negócio"
Dennis Teixeira - HP Enterprise

Foto 7
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. No futuro, tudo terá capacidade computacional.
  2. Transformação Digital disruptiva em todas as indústrias. Papel liderante induzido pela Inovação.
  3. Ciclos de retorno muito rápidos. Flexibilidade é condição de adoção e papel da Cloud (pública inicial e que pode “retornar” a privada).
  4. Modelos alternativos à Cloud Pública (Modelo de pagamento por uso flexível de consumo).
  5. Pago por Uso flexível vai representar 50% dos consumos de infraestrutura física TI on ou off Premise.

Debate: "Evolução das compras na área dos serviços gerais das empresas"
Moderador: Miguel Agostinho - APFM
Participantes: Ricardo Silva - Leaseplan, Guilherme Conde - Travelstore, Miguel Morgado - Grupo8, João Carriço - Adicional

Foto 8
Veja aqui as entrevistas e a galeria de fotos do congresso.

  1. Os FM e serviços gerais prestados às empresas são importantes na parte das compras e a sua contribuição não pode ser relativizada.
  2. É atual a dicotomia “Preço vs Value for Money”? Vertentes relevantes nem sempre têm o mesmo peso e ponderação. Já foi muito o custo e hoje olha-se para uma visão global. A avaliação do serviço global é crucial para a satisfação do Cliente.
  3. Eficiência e impacto na produtividade. Quais os limites possíveis a ter em conta na avaliação das propostas? O foco ainda é muito o preço.
  4. Conhecer os aspetos relevantes para o Cliente? Sim, mas é uma relação complexa e muito difícil de criar e manter. Deixar de ser Fornecedor e passar a ser Parceiro como objetivo do processo de integração e criação de valor.
  5. As disrupções vão trazer alterações na forma como se gerem os processos de procurement (soluções adaptadas às necessidades dos Clientes). Diferenciação e impacto da Tecnologia nos diversos ecossistemas vão ser estruturantes.
  6. Fidelizar os Clientes no futuro vai depender da relação de confiança entre as partes e capacidade de resolução dos problemas.

Público Alvo:

» Responsáveis das Empresas
» Profissionais de Compras
» Fornecedores em Geral

Local:

VIP Executive Art’s Hotel
PARQUE DAS NAÇÕES,
Av. Dom João II 47, LISBOA
Website | Mapa

Apoio:

Logística Moderna - Revista Independente dos Profissionais de Logística
Logística Moderna
Revista Independente dos Profissionais de Logística
logisticamoderna.com


A APCADEC agradece o apoio dos seus patrocinadores:
Grupo 8 Vortal LeasePlan Hewlett Packard Enterprise Travelstore LG Real Life Achilles Adicional Compta Barraqueiro Transportes Sinal Mais

Congresso Anual APCADEC:
Futuro do Procurement: desafios e tendências
28 Junho 2017 | Lisboa | VIP Executive Art’s Hotel

APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
www.apcadec.org.pt