A APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento,
fundada no ano de 1964, reúne homens e mulheres que, nas empresas, desempenham
funções de algum modo relacionadas com a Administração de Materiais,
quer como Compradores, Gestores de Stocks, Profissionais de Armazém,
Directores de Compras e de Aprovisionamento e Profissionais da Qualidade.
Membro de pleno direito da IFPSM -
International Federation of Purchasing and Supply Management
(www.ifpsm.org), a APCADEC faz-se
representar nos eventos internacionais, directa ou indirectamente
pelo seu Senior Delegate ou, em sua substituição, por um delegado
da sua confiança.
São objectivos e acções desenvolvidas pela Associação:
- A formação profissional;
- O estímulo para o aumento da produtividade;
- A divulgação de Normas aplicáveis ao desempenho da profissão;
- O respeito pela ética profissional;
- A promoção de contactos comerciais e "procurement";
- A manutenção de uma biblioteca temática.
Nestas perspectivas, a APCADEC tem dado corpo a diversas iniciativas, designadamente:
- Cursos de formação para executantes;
- Cursos de aperfeiçoamento para quadros;
- Seminários e conferências;
- Informações de oportunidades comerciais;
- Ligação às Universidades na área de cursos de pós-graduação e certificação dos formados;
- "Survey" de compras na área da química pesada;
- Aferição de comportamento ético;
- Estímulo do espírito de classe.