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Patrícia Roxo
Board Member da APCADEC

No passado dia 16 de Maio, o primeiro evento anual da Sales Shaker 2019 em Portugal, organizado pela Lead-Results em parceria com Nova SBE conseguiu reunir 161 pessoas no Auditório do Campus da Nova SBE, em Carcavelos, e a APCADEC associou-se a este evento.

Para quem não sabe e/ou não teve oportunidade de estar presente, o Sales Shaker é um evento dedicado a empresários, líderes comerciais e profissionais de vendas b2b interessados na expansão do seu negócio. Um evento completamente disruptivo e pioneiro em Portugal.

Quando fui desafiada pela Helga Saraiva-Stewart, a mentora do evento, a participar do Sales Shaker 2019, consegui ver de imediato o que ela pretendia de mim (dar a visão dos compradores àqueles que me batem à porta todos os dias) e de imediato encontrei semelhanças entre o que ela estava a tentar fazer em Portugal pelos vendedores e aquilo que já é feito há alguns anos pela APCADEC com os compradores: um encontro anual de profissionais da mesma área mas que trabalham em organizações e instituições díspares, que promovesse o networking e permitisse o benchmarking, durante um dia!

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Ela tem muitos anos de experiência em Vendas nos mercados internacionais, mais evoluídos, mais desafiadores e eu, que também já levo alguns anos disto e contactando com vários tipos de fornecedores nacionais e estrangeiros, constato frequentemente que a abordagem ao cliente, é completamente diferente.

A sintonia das duas (Helga e eu) era perfeita. Estávamos alinhadas na visão: é preciso evoluir nas vendas em Portugal. Este foi o mote.

Com a missão de “Contribuir para a inovação no sector das vendas B2B em Portugal e elevar o estatuto e credibilidade dos profissionais comerciais”, a Helga Saraiva-Stewart, fundadora do evento, mergulhou a fundo na sua vontade e convicção e trouxe, no ano de arranque desta iniciativa em Portugal, oradores de renome nacional e internacional (www.lead-results.com/salesshaker) que durante um dia de partilha mútua, deram as suas visões, testemunharam vivências, fracassos e conquistas e contribuíram motivando os presentes para aquele que deve ser o drive de todos os vendedores: persistência, resiliência e sobretudo foco. O foco de entregar uma solução ao cliente e não meramente o produto ou serviço.

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É preciso mudar o chip do vendedor em Portugal (lá fora estão mais avançados) e para isso, segundo a Helga, nada como colocar uma compradora a dizer aos vendedores/fornecedores o que esperamos receber deles e de que forma. Os compradores profissionais e de alta performance dão importância e analisam todas as implicações de uma compra.

Já não é preço, é custo, é TCO. Já não é fornecimento é parceria. Já não é “one-fit-all” mas é customização aquilo que vulgarmente designamos de recebermos um “fato à medida” das nossas necessidades. Foi com estas ideias que participei no segundo KEYNOTE PANEL do dia com o mote "O Crescimento do Negócio em Mercados Altamente Lucrativos" e que contribui com algumas ideias que me pareceram terem sido bem recebidas pelos vendedores.

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Aqui ficam alguns contributos que dei:

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Fazendo mais uma vez a correlação entre aquele que é o objetivo master destes encontros anuais quer da APCADEC quer da SALES SHAKER, trabalhamos com o mesmo target: que o comprador/vendedor vá para casa ao final do dia, mais “rico” e mais motivado do que quando chegou.

A Helga e a Lead-Results, de forma hercúlea, conseguiu trazer um evento desta envergadura para Portugal. E que sucesso estrondoso fez!

Para o ano estaremos juntos outra vez, mas até lá ainda nos podemos encontrar, no Evento Anual da APCADEC dia 26 de Junho, no Art’s Hotel em Lisboa.



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