APCADEC CÓDIGO DE ÉTICA SÓCIOS BOLSA DE EMPREGO NOTÍCIAS CONTACTOS LINKS

Publicações:

PUBLICAÇÃO: Revista Procurement Leaders – Uma referência nas publicações sobre Compras https://procurementleaders.com/blog/ Com mais de 7.000 leitores em todo o mundo, a revista Procurement Leaders ocupa a liderança das publicações para os profissionais de Compras. É publicada 6 vezes por ano e inclui entrevistas com executivos-chave na área de Compras, análises sobre temas da actualidade neste âmbito, opiniões e debates, bem como pesquisas aprofundadas.
PUBLICAÇÃO: La Lettre des Achats https://www.lettredesachats.com La Lettre des Achats é a publicação líder em França para os departamentos estratégicos de compras. Esta publicação, que existe há mais de 10 anos, é vista como a referência para quem procura informação especializada.
PUBLICAÇÃO: Purchasing.com www.purchasing.com A Purchasing.com é uma publicação que aprofunda temas como o E-Procurement, Sourcing e Gestão da Cadeia Logística e é lida em todo o mundo por cerca de 95.000 profissionais de compras.
PUBLICAÇÃO: Supply Management https://www.cips.org/supply-management/ Supply Management is the official magazine of the Chartered Institute of Purchasing and Supply (CIPS).

Artigos:

ARTIGO: "Gestão de risco desafios e oportunidades" Luís Teixeira, Risk & Broking Sales Lead, WTW "Em 1994, Sir Michael Anthony Latham um membro conservador do parlamento britânico escreveu aquele que viria a ser conhecido como Latham Report - um relatório que pretendia rever os modelos de procurement na indústria de construção do Reino Unido com o objetivo de encontrar respostas para os problemas de crescimento que se atravessavam na altura."
ARTIGO: "A única constante é a mudança" Pedro Azevedo Henriques, Profissional na área de Sourcing & Procurement, Marketing Corporativo, Comunicação & Sustentabilidade | 2021 "A única constante é a mudança", expressão preconizada pelo filósofo Heraclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C.), é tão válida hoje como no seu tempo. De facto, se pensarmos nas mudanças vertiginosas que se tem vindo a assistir no mundo, nas sociedades, e nos modelos de negócio em particular, rapidamente conseguimos perceber que esta é uma condição muito atual, com a particularidade dessas mudanças acontecerem a uma velocidade cada vez mais vertiginosa."
ARTIGO: Isabel Santos Membro da Direção APCADEC | 2021 "Para obter resultados efetivos e de médio prazo, o Procurement tem de ser visto como uma área estratégica nas Organizações. Para que tal aconteça é fundamental que esteja próximo do negócio e tenha capacidade para compreender os vários Stakeholders – clientes internos, fornecedores, reguladores. Objetivo final: encontrar soluções win-win."
ARTIGO: "Sourcing Estratégico e Sustentabilidade" Domingos Carrapito, Membro da Direção APCADEC | 2019 "O sourcing estratégico para qualquer Empresa representa um desafio único, independentemente da dimensão ou do setor onde a Empresa se insere. Como característica especifica do sourcing estratégico, e algo que o difere de outras formas de contratação, é que ele não tem o foco no preço da contratação, mas no custo."
ARTIGO: "Porque é a gestão de fornecedores fundamental para o sucesso futuro do Procurement?" Nuno Semião, Membro da Direção APCADEC | 2019 "O exponencial desenvolvimento da inteligência artificial e de tecnologias cognitivas estão a mudar por completo os limites do que é possível atingir nas áreas de Compras e Procurement."
ARTIGO: "Liderança: 5 técnicas para ser um líder do futuro na área de Compras" Mercado Eletrônico | 2019 "A Liderança é a arte de comandar as pessoas". E hoje, mais do que nunca, é realmente uma arte. Fabrizio Tassitano, Diretor de Produtos do ME, falou sobre o cenário atual, com enfoque na área de compras, e de como a liderança em Supply Chain necessita de posicionar-se para obter resultados nesta nova realidade.
ARTIGO: "Choque de preços – A pandemia e o transporte marítimo" Rui d’Orey, CEO da Orey Shipping | 2021 "O ano 2020 é definido pela pandemia do CoronaVirus COVID-19. A sua chegada de forma manifesta à Europa no mês de Fevereiro, transformou os hábitos de vida, as rotinas, o trabalho, a forma de socialização e tudo o mais nas nossas vidas e nas nossas sociedades. O distanciamento social, o confinamento, o tele-trabalho, o uso de máscara e as reuniões "virtuais" instalaram-se numa revolução inesperada."
ARTIGO: "Os Elos da Mesma Cadeia de Valor" Alexandra Paiva, Senior HR Business Partner, Bondalti | 2021 "Quando olharmos com a distância que se impõe, para análises verdadeiras sobre a história do momento atual, há de saltar para cima da mesa um denominador comum: as Pessoas. Todas. Sem exceção!"
ARTIGO: Ricardo Saldanha Membro da Direção APCADEC | 2021 "Como advogado da ex - Estradas de Portugal e agora Infraestruturas de Portugal, sempre tive muitas responsabilidades na área do Procurement, ficando cada vez mais "apaixonado" por tudo o que representa e envolve, pelo que não considero que seja uma profissão, mas antes uma vocação."
ARTIGO: "Transformação digital e cultura" Mercado Eletrônico | 2021 A transformação digital é tanto sobre tecnologia como sobre pessoas. Saiba que tipo de pessoas a sua organização precisa para uma implementação bem sucedida neste artigo do Mercado Eletrónico.
ARTIGO: APCADEC na Sales Shaker 2019 Patrícia Roxo, Membro da Direção APCADEC | 2019 "Quando fui desafiada pela Helga Saraiva-Stewart, a mentora do evento, a participar do Sales Shaker 2019, consegui ver de imediato o que ela pretendia de mim (dar a visão dos compradores àqueles que me batem à porta todos os dias) e de imediato encontrei semelhanças entre o que ela estava a tentar fazer em Portugal pelos vendedores e aquilo que já é feito há alguns anos pela APCADEC com os compradores: um encontro anual de profissionais da mesma área mas que trabalham em organizações e instituições díspares, que promovesse o networking e permitisse o benchmarking, durante um dia!"
ARTIGO: "Estratégias de capacitação dos profissionais de Procurement" Filipe Forte, Associate Manager, Michael Page | 2019 "As funções ligadas às áreas de Procurement estão num ponto de viragem, que normalmente é uma altura de turbulência para o mercado. Estamos a verificar que as empresas procuram perfis cada vez mais especializados nestas áreas, com senioridade, focados na estratégia e no desenvolvimento de negócio. Mas, devido à falta de aposta na formação deste tipo de profissionais no passado, ainda não se verifica uma abundância destes perfis."

Entrevistas:

ENTREVISTA: João Pedro Mendes Membro da direção APCADEC | 2023 "O conhecimento profundo com que ficamos do negócio onde estamos inseridos. Qualquer aquisição – de valor avultado ou não, bem ou serviço, associado ao core do negócio ou não – passa pela actividade de procurement o que faz com que estejamos no centro da decisão."
ENTREVISTA: "Procurement no feminino" Patrícia Carvalho | Membro da direção APCADEC | 2019
Patrícia Roxo | Membro da direção APCADEC | 2019
ENTREVISTA: Carlos Lourenço Presidente da APCADEC | 2019 "Um percurso profissional de quase 30 anos em empresas como a Marconi, o grupo Vodafone, o grupo Sonae e mais recentemente a NOS, com experiências muito diversificadas desde as engenharias e operações às áreas de marketing e comercial, passando pelo desenvolvimento de produtos e também ao nível do procurement como responsável de compras."

Sugestões de Leitura:

LIVRO: Pensar depressa e devagar Autor: Daniel Kahneman "Pensar depressa e devagar" é um livro de Daniel Kahneman, um dos mais prestigiados psicólogos do nosso tempo, vencedor do prémio Nobel da Economia em 2002. Livro fascinante, nem sempre de leitura imediata, leva-nos a uma tentativa de compreensão dos nossos processos de decisão e dos nossos juízos de valor. Fala-nos de algo que, pelo menos os mais curiosos das temáticas da mente, já terão ouvido: a existência de dois sistemas:
"O sistema 1 que opera automática e rapidamente, com pouco ou nenhum esforço e sem a sensação de controlo voluntário"
"O sistema 2 que distribui a atenção pelas actividades mentais esforçadas que a exigem, incluindo os cálculos complexos"
Diz-nos o autor que, apesar do sistema 2 (consciente, racional, que tem crenças, faz escolhas e que decide o que pensar […] e o que fazer, […]) acreditar estar no centro da ação, o automático sistema 1 é o "herói do livro". E o leitor ficará assombrado pela forma como, ao longo dos exercícios que nos são propostos, nos ser demonstrado de forma analítica e com exemplos muito concretos, que a nossa mente é altamente influenciada pelo contexto e pela forma como a informação nos é apresentada. Exemplo disso é um conceito certamente conhecido de muitos dos profissionais de Procurement conhecedores de técnicas negociais: o efeito de ancoragem. Ocorre quando as pessoas consideram um valor particular para uma quantidade desconhecida, antes de calcularem essa quantidade. A título de exemplo (mencionado no livro), se vos perguntarem se Gandhi tinha mais de 114 anos quando morreu, acabarão com uma estimativa muito mais alta da sua idade à data da morte do que se a pergunta referisse a morte aos 35 anos. Estas e outras técnicas vão-nos sendo apresentadas como formas de influenciar os nossos processos de decisão, deixando-nos, no mínimo, surpreendidos pela nossa falta de racionalidade e de independência perante determinados cenários.
LIVRO: The infinite game Autor: Simon Sinek Simon Sinek é um otimista. A sua missão é ensinar a líderes e a organizações diferentes maneiras de se inspirarem a si próprios e a terceiros. Tanto ensina membros do Congresso como embaixadores, pequenas empresas ou corporações (da Microsoft à 3M), estrelas de Hollywood ou altos dirigentes do Pentágono. Autor de Primeiro Pergunte Porquê, que vendeu mais de um milhão de exemplares, publicou ainda Leaders Eat Last e Find Your Why. Com uma forte presença online, é autor da terceira TED Talk mais vista de sempre. E o seu vídeo The Millennial Question teve mais de 150 milhões de visualizações.
LIVRO: Modelo Gestão de Fornecedores Autor: Mercado Eletrônico Elaborado em parceria com a Atman Consultoria, esse e-book tem como objetivo apresentar uma breve descrição do processo de avaliação de risco e classificação de fornecedores da cadeia de suprimentos, levando em conta o impacto do fornecedor nos resultados da cadeia, a complexidade na gestão do fornecedor, as dependências mútuas entre fornecedor e empresa e a melhor forma de otimizar esse processo dentro das empresas.
LIVRO: Guerra e Mudanças na Europa e no Mundo no Século XXI Autor: António Telo O autor, António Telo, historiador e professor universitário, especialista em temas de História, Defesa, Segurança, Economia e Relações Internacionais com obra publicada em 6 países. O livro é composto por três blocos que abordam diferentes aspetos das mudanças globais:
- Grande Guerra e o seu impacto na Europa e no mundo, com destaque para o caso de Portugal onde são analisadas as profundas clivagens que conduziram à Segunda Guerra Mundial e aos conflitos atuais que ameaçam a paz e a estabilidade;
- o poder naval no século XXI, mostrando que as regras do poder naval continuam a ser essenciais para o sistema das relações internacionais. A influência do mar no desenvolvimento das nações;
- as alavancas da mudança do mundo atual e o sentido das transformações em curso, desde as dimensões económica, social, cultural, tecnológica e ambiental.
O autor termina com uma reflexão sobre a influência da guerra na Ucrânia neste processo e as suas implicações para a Europa e o mundo.
O livro é uma obra de referência para quem quer compreender os desafios e as oportunidades que se colocam à humanidade no século XXI, numa perspetiva histórica e multidisciplinar.
LIVRO: O Erro de Descartes Autor: António Damásio Tão profundo no seu humanismo como no aspeto científico, "O Erro de Descartes" leva-nos a concluir que os organismos humanos estão dotados, desde que nascem, de uma apaixonada inclinação para fazerem escolhas que a mente social utiliza para criar comportamentos racionais. Escrito com clareza e elegância, este livro provocou animadas discussões e mudou para sempre a visão que temos da relação entre mente e corpo.
LIVRO: Aquisição Circular em 8 etapas Autores: Cécile van Oppen, Godard Croon, Dirk Bijl de Vroe "Fazer do mundo um lugar melhor começa com fazer perguntas melhores."
Este livro é um guia para a aquisição circular acessível a qualquer pessoa que seja responsável pela compra de produtos para fins comerciais.
LIVRO: Fitht Generation Purchasing - When Pace meets Power Autor: EIPM Resultado de 5 anos de investigação, mais de 100 entrevistas com líderes de Compras, este livro combina as melhores práticas dos vencedores do prémio EIPM-Peter Kraljic com lições de projetos de profissionais de todo o mundo que participaram nos programas de formação da EIPM.
© APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento | fundada em 1964