APCADEC CÓDIGO DE ÉTICA SÓCIOS BOLSA DE EMPREGO NOTÍCIAS CONTACTOS LINKS

Este é um resumo do nosso relatório Relatório de Tendências do Mercado de Seguros Europeu para o segundo trimestre de 2024, cuja versão completa e com dados de Portugal poderá ser descarregada aqui.

Para qualquer questão relacionada com este assunto poderá utilizar o seguinte contacto: luis.teixeira@wtwco.com

A WTW divulgou recentemente a quinta edição do seu Relatório de Tendências do Mercado de Seguros Europeu, que examina as tendências dos seguros comerciais no segundo trimestre de 2024 e projeta expectativas para o resto do ano.

O mercado de seguros de linhas comerciais na Europa continua a mostrar estabilidade, com sinais de abrandamento de custos em certas linhas de negócios ao longo do segundo trimestre. Esta tendência alinha-se com o movimento geral observado desde o final de 2023, caracterizado por um mercado estável. Para riscos bem geridos, com dados de sinistralidade controlados, a capacidade permanece suficiente e acessível. No entanto, persistem desafios para setores de maior risco, particularmente aqueles com exposições catastróficas ou requisitos de subscrição mais complexos.

1. A capacidade do mercado Europeu de seguros

O mercado segurador está de volta a uma fase de crescimento após vários anos de endurecimento e temos assistido a uma abordagem mais comercial por parte das seguradoras, havendo um grande interesse por novos negócios.

Para riscos grandes e complexos, a capacidade está a tornar-se cada vez mais disponível, mas tem um preço para certos riscos ou setores, com foco em exposições a catástrofes naturais ou a interrupções do negócio.

2. Prémios e Taxas de Seguro

As taxas estão a diminuir em vários países, sendo que apenas nos países com histórico de perdas significativas enfrentam ligeiros aumentos. O mercado difere por país e em alguns países europeus são necessárias mais seguradoras para colocar um risco a 100%.

As renovações dos seguros vão continuar a ser desafiadoras para as atividades que estão fora do apetite de risco das seguradoras, onde há grande exposição a catástrofes ou para atividades com elevada sinistralidade ou falta de informação de risco.

3. Capacidade

Existe mais capacidade disponível devido à estratégia de crescimento das seguradoras e à entrada de novos seguradores no mercado. No entanto, ainda há falta de apetite para sectores com alta exposição a Catástrofes Naturais ou submissões que carecem de informações detalhadas.

O apetite por riscos expostos a Catástrofes Naturais ainda é baixo e as seguradoras têm relutância em adicionar esta exposição aos seus portfólios. Recomenda-se que as contas com alta ou crescente exposição a Catástrofes Naturais abordem o mercado segurador o mais cedo possível.

4. Seguro de Danos Patrimoniais

Este mercado está em fase de crescimento após vários anos de remediação de portfólios, com grande interesse por novos negócios. O mercado grande e complexo está a assistir a um aumento na capacidade, tanto pela entrada de novas seguradoras como pelas seguradoras existentes. No entanto, as seguradoras preferem subscrever riscos bem geridos, destacando a importância da boa qualidade da informação e da gestão de risco. Por outro lado, ainda há falta de apetite e menos capacidade para certas indústrias, empresas com alta exposição a Catástrofes Naturais ou submissões que carecem de informações detalhadas.

5. Seguro de Responsabilidade Civil

O mercado segurador de Responsabilidade Civil está focado no crescimento. As metas de crescimento ambiciosas das seguradoras criaram um espaço cada vez mais competitivo para atividades preferenciais. As preocupações orçamentais também devem intensificar a concorrência entre as seguradoras à medida que nos aproximamos do final do ano, resultando numa maior pressão para a redução das taxas. No entanto, para setores difíceis, especialmente com exposição significativa aos EUA e renovações impactadas por perdas, a capacidade permanece limitada.

6. Riscos Financeiros, Profissionais e de Executivos (FINEX)

O mercado de Riscos FINEX está a passar por várias mudanças, com o abrandamento dos mercados de seguros de Directors & Officers (D&O), Cyber e instituições financeiras (FI). O mercado de Responsabilidade Profissional (PI), que era estável, está a começar a abrandar. Há capacidade suficiente no mercado da Europa Ocidental, onde a maioria das seguradoras está à procura de crescimento.

7. Crédito

O mercado de Crédito Comercial está a enfrentar vários desafios económicos, como recessões na Europa, altas taxas de juros e liquidez limitada, que devem apertar ainda mais o apetite das seguradoras de crédito em 2024. Há, no entanto, capacidade suficiente por parte das seguradoras, especialmente nos setores farmacêutico e de alimentação e bebidas.

8. Gestão de Crise

O mercado de Gestão de Crises, que inclui terrorismo e violência política, continua a focar-se em múltiplos fatores geopolíticos e socioeconómicos. As hostilidades em certas regiões, incluindo a Ucrânia e o Médio Oriente, juntamente com o agravamento das condições de segurança e a dinâmica política de 2024 - “o ano das eleições" - estão a contribuir para mudanças nos termos e nas taxas das apólices. Embora haja capacidade suficiente nas linhas de gestão de crises, estamos a assistir a algumas limitações territoriais e aumentos nos prémios devido ao aumento da frequência de sinistros e riscos de segurança.



« Voltar

© APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento | fundada em 1964